Coco: conheça os benefícios deste fruto.
Não se sabe exatamente de onde surgiu o coqueiro. África, Ásia, ilhas do pacífico, não há concenso. Mas sabe-se muita coisa boa sobre este fruto, e neste post vou tentar listar estes benefícios.
No Brasil, parece que os coqueiros foram introduzidos pelos portugueses, ainda no início da colonização, vindos da ilha de Cabo Verde e distribuídos pelo litoral baiano. Daí o nome popular "Coco-da-Bahia".
Ele é fruto simples e seco, de casca fibrosa, rico em água e polpa. Seu valor nutritivo varia quanto sua maturação. À medida que a polpa amadurece, enriquece o seu teor de gorduras. Ele é rico em sais minerais como potássio, sódio, fósforo, cloro e em fibras que estimulam a atividade intestinal. O coco também possui carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C e magnésio.
Sua água é muito saborosa, considerada um isotônico natural por sua riqueza em minerais. Tem rápida absorção sendo ótima para repor perdas de líquidos causadas pela atividade física ou desidratação. É uma bebida diurética, com poucas calorias, rica em nutrientes, livre de gordura e com grande quantidade de potássio o que ajuda no bom funcionamento do intestino e faz com que os alimentos sejam digeridos mais rapidamente. A sua ingestão ajuda no metabolismo alimentar e aumenta a sensação de saciedade. Ainda é indicado para aliviar o enjôo e a azia durante a gravidez, sendo uma ótima opção na dieta das gestantes, nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar.
Para quem tem diabetes, hipertensão ou deficiência renal o consumo de água de coco deve ser controlado devido à quantidade de sódio, potássio e outras substâncias, que podem agravar o quadro da doença.
Mas o coco não é só água, testes in vitro realizados no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostraram que a fibra de coco, casca marrom da fruta madura, tem propriedades antimicrobianas, analgésicas, antioxidantes, antivirais e antitumorais podendo, no futuro, se tornar uma alternativa de baixo custo para a produção de fármacos.
O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.
Para os que pensam em dietas, vale ressaltar que somente a água da fruta contém baixas calorias: um copo de 200ml tem 44 Kcal. O leite ou a polpa da fruta (aquela parte branca interna) detém alto teor calórico. Um pedaço de 100g de coco é equivalente a 378 Kcal.
Para terminar, uma regrinha de gramática: É comum a grafia "côco", que está, no entanto, errada. As palavras portuguesas paroxítonas (ou graves) terminadas em vogal não carecem de acento, excepto se terminarem em ditongo.
Referências:
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Coco&oldid=9690424
RIMAS, R. Fármacos na casca do coco. Ciência Hoje On-line. 2007. Disponível em: http://blog.cnpat.embrapa.br/?p=223
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES O poder da água de coco. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/imprensa/campanhas/projeto_verao/aguadecoco.php