Observar a temperatura dos alimentos, é muito importante para evitar possíveis surtos de intoxicação alimentar.
Para as saladas, por exemplo, a temperatura ideal é de 6 ºC e não deve ultrapassar 10 ºC. Nos pratos quentes, a temperatura obrigatória é entre 65 ºC e 70 ºC. A comida deve estar bem quente, com vapor saindo das bandejas, se estiver morna, é bom desconfiar, pois a temperatura de desenvolvimento de microrganismos nos alimentos se dá entre 5-60ºC, e sendo a temperatura “ambiente” aquela que regista maior proliferação destes seres indesejáveis.
Aquelas para as quais queremos chamar especial atenção são as carnes de aves e porco, bem como a carne picada, salsichas ou espetadas, as quais devem ser sempre bem passadas. Bem passado? Sim, é quando a carne não apresenta aquele tom rosado.
Hoje li no site da Nutritotal sobre isto e resolvi compartilhar com vocês.
O aquecimento das carnes em temperaturas abaixo do ideal pode significar a sobrevivência de bactérias patogênicas e colocar em risco a saúde da família. A utilização de termômetros que meçam a parte interna dos alimentos é importante para garantir que atinjam uma temperatura segura durante o cozimento. Confira na tabela abaixo a temperatura que o centro interno das carnes deve atingir.