Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

segunda-feira, 19 de julho de 2010

McDonald's defende McLanche Feliz

Em minhas navegadas pela internet, li esta reportagem do "Chicago Tribune", que mostra a mais nova guerra entre os defensores da saúde e a destruidora de lares McDonald's.
O mais novo embate diz respeito ao marketing utilizado no McLanche Feliz, que utiliza de brinquedos para atrair crianças pequenas para o mundo das batatas fritas, hamburgueres e refrigerantes.

Em maio deste ano, um condado da Califórnia proibiu o uso de  brinquedos  na maioria das refeições comercializadas em fast-foods e o palhaço Ronald McDonald foi convidade a se aposentar.
Em junho, o Centro de Ciências de Interesse Público, ameaçou processar o McDonald's se não parar de usar os "brinquedos" para atrair as crianças pequenas para o McLanche Feliz.

Na última quarta (14), o McDonald's respondeu, não com palavras, mas com uma defesa desafiadora às refeições infantis, sinalizando aumentar ainda mais o debate sobre se é adequada a utilização de publicidade e o uso de brinquedos para atrair as crianças aos hambúrgueres, batatas fritas e outros.

O debate sobre a comercialização de fast-foods, existe há anos, e está mais estreitamente ligada às preocupações com a crescente taxa de obesidade entre as crianças. Essa taxa triplicou nas últimas três décadas, só muito recentemente atingiu um platô.

Uma das últimas figuras que entrar neste cenário, aumentando a pressão para o debate é a primeira-dama americana, Michelle Obama, cuja campanha "Let's Move" visa a acabar com a obesidade infantil em uma geração. Ela dedicou nada menos que uma dúzia de parágrafos de um discurso para a Grocery Manufacturers Association Conference para a necessidade de se reduzir a comercialização de alimentos não-saudáveis para as crianças.

O McDonald's afirma que tem evoluído tanto no menu quanto em práticas de marketing, visto a adição de fatias de maçã, embora servidas com caramelo e leite com desnatado, como opções no McLanche Feliz. A empresa diz que a única advertência no McLanche Fliz é a combinação de nuggets de frango, maçã e leite.
Mas Margo Wootan, diretor de política de nutrição do Centro de Ciências de Interesse Público, diz haver uma desconexão entre o que o McDonald's anuncia e o que os clientes experimentam nos restaurantes. Wootan alegou que em 93% de pessoas, quando perguntadas sobre o McLanche Feliz, associam automaticamente o produto à fritas. Embora o McDonald's diga que as maçãs são uma alternativa popular para fritas.

Apesar das pesquisas de opinião pública citadas pelos defensores da saúde, A empresa citou estatísticas mostrando que "9 em cada 10 clientes" não concordam com a remoção do brinquedo e que os pais, em particular, acreditam que eles têm o direito e a responsabilidade de decidir o que é melhor para seus filhos, não o Centro de Ciências de Interesse Público.

Marion Nestle, autora de "What to Eat", e professora de nutrição da Universidade de New York, encoraja apenas visitas ocasionais. Ela disse em um e-mail que o marketing agressivo do McDonald's pode ter sido muito bom quando ele era "considerado um tratamento familiar (uma vez por ano, aniversários) e a obesidade infantil era um fenômeno raro." Mas os tempos mudaram, disse ela, e as táticas da cadeia representam uma tentativa deliberada "para minar o poder paternal.

O McLanche Feliz ... Se não contivesse brinquedos, as crianças não atormentariam os pais, e o McDonald's não venderia tanto".

Referências:
ENG, M. e CALCIN, A. - Happy Meal complaint opens Pandora's box - in. Chicago Tribune, Internet, disponível em: http://www.chicagotribune.com/health/ct-biz-0708-mcdonalds-unhappy--20100708,0,7886109.story, 2010.
Imagens:
http://www.gemzies.com/img_photos/children_amp_039_s_party_at_mcdonalds_mcdonalds_e_ebc0cb3de272bb47593b39f2af7cfb9a_490x350.png
http://www.promotionalitemsbuzz.com/wp-content/uploads/2010/04/McDonalds-Toy-Happy-Meal.jpg 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIa8rMnQO9EwFGXKg4FEUBfZ16dmpSonnd7SNIjbus5zIFawWlSEN8FiXhJcEqlDfymN0tO7PfZjfAw28C8QbkJtG0VI3w0VJlI0eeIw7hQlJxUfs1yILudrZBe3dfKoQcSaSOn0cBgpM/s400/big-mac-mac-donalds-+Mclanche+feliz.jpg 
http://unrealitymag.com/wp-content/uploads/2009/02/ronald-mcdonald-quits-in-prote.jpg

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More