Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

terça-feira, 11 de maio de 2010

Estudo revela vantagens à longo prazo da perda de peso inicial rápida.

Perder peso rapidamente para obter resultados duradouros. É o que sugere um novo estudo realizado por Lisa Nackers e colegas, na Universidade da Flórida, EUA.

Se você pensou que a melhor forma de perder e manter o peso fosse de forma lenta e constante, pense novamente. Um novo estudo sugere que perder peso rapidamente, e não gradualmente, nos estágios iniciais do tratamento de obesidade, é a chave para a perda de peso a longo prazo.

Uma perda de peso bem sucedida em indivíduos obesos é definida como uma redução de 10 por cento ou mais do peso corporal inicial mantida por pelo menos um ano. A melhor forma de perda de peso, no entanto, se de forma rápida ou lenta, na fase inicial; ou a melhor abordagem para o controle de peso a longo prazo em pacientes obesos, ainda é motivo de muita discussão. Por um lado, há evidências de que perder peso lentamente inicialmente resulta na perda de peso continua, reduz o risco de recuperação do peso e manutenção da perda do peso é bem-sucedida a longo prazo. Por outro lado, também tem sido demonstrado que quanto maior a perda de peso inicial em pacientes obesos, maior a perda de peso total observada a longo prazo.

Nackers e sua equipe examinaram a associação entre a taxa de perda de peso inicial e de manutenção a longo prazo, observando especificamente se, perder peso de forma lenta na fase inicial resultaria em uma maior redução de peso a longo prazo e menor recuperação de peso, do que perder peso em uma forma mais rápida na fase inicial.

Os autores analisaram dados de 262 mulheres obesas com idade média que participaram no Treatment of Obesity in Underserved Rural Settings (TOURS). Essas mulheres, foram acompanhadas por seis meses e incentivandas a reduzir seu consumo de calorias e aumentar sua atividade física moderada para alcançar uma perda de peso média de 0,45 kg por semana. Elas foram, então, apoiadas por mais um ano com um programa de extensão de cuidados que envolvem o contato duas vezes por mês, sob a forma de sessões de grupo, contato telefónico ou boletins informativos.

Nackers e equipe dividiram as mulheres em três grupos de acordo com a quantidade de peso perdido durante o primeiro mês da intervenção. As mulheres no grupo RÁPIDO perderam mais de 0,68 kg por semana, aquelas do grupo MODERADO perderam entre 0,23 e 0,68 kg por semana, já as mulheres do grupo LENTO perderam menos do que 0,23 kg por semana no primeiro mês. Os autores, em seguida, observaram a perda de peso das mulheres por 6 e 18 meses, bem como a recuperação de algum peso.

Eles descobriram que havia vantagens a longo prazo para a rápida perda de peso inicial. As mulheres que perderam peso de forma rápida, perderam mais peso no conjunto, mantiveram sua perda de peso por mais tempo e não foram mais propensas a recuperação do peso quando comparadas com as que perderam peso de forma mais gradual. Em particular, as mulheres do grupo RÁPIDO tiveram cinco vezes mais chances de alcançar os 10%, clinicamente significativos, de perda de peso em 18 meses do que aquelas do grupo LENTO e as do grupo MODERADO. Elas tiveram quase três vezes mais chances de atingir este marco do que as mulheres em o grupo LENTO.

Os autores concluem: "Nosso estudo fornece evidências adicionais de que, no contexto do tratamento e estilo de vida, perder peso em uma rápida taxa inicial leva a uma maior redução de peso a curto prazo, não resulta em aumento da suscetibilidade para a recuperação do peso, e está associada com maior perda de peso e sucesso global à longo prazo no controle do peso. Sugerimos que, no âmbito de programas de controle de peso, os esforços substanciais devem ser concentrados na promoção de grandes e não pequenas mudanças de comportamento durante as semanas iniciais de tratamento. "






FONTE Universidade da Flórida



Sobre o Autor:
Marcus Vinícius Pimenta de Ávila É nutricionista formado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho. Trabalha com nutrição clínica e esportiva em Belo Horizonte. Visualizar perfil completo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More