Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

terça-feira, 30 de março de 2010

Semana Santa: Cuide de sua alimentação e evite problemas na Páscoa.

Boa noite!
Semana Santa, a Igreja católica celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada mesiânica em Jerusalém até sua Ressurreição no Domingo de Páscoa. É a época em que a venda de vários produtos como peixes, queijos, ovos de páscoa, entre outros, movimenta o comércio e a dieta dos brasileiros.
Para não ter nenhum problema de saúde, decorrente dessa mudança de hábito alimentar, as pessoas devem tomar alguns cuidados, desde o momento da compra, até o preparo desses alimentos. Ações simples, como observar se os ovos de páscoa estão armazenados em locais frescos e arejados e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas.

Escolha de Pescados

O peixe fresco deve estar livre de contaminantes físicos (areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira), químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas); Não deve conter manchas, furos ou cortes na superfície; Suas escamas devem ser firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes; Sua pele deve estar úmida, tensa e bem aderida; Seus olhos devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho; As brânquias devem apresentar cor rosada ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso); Seu odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.  Ainda devem ser mantidos sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.
O peixe congelado deve estar armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem; Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente. Produtos com esta característica não devem ser utilizados.

Atenção para os chocolates

É preciso que os ovos de páscoa, os bombons e os tabletes de chocolate estejam armazenados em local fresco e arejado. Verifique ainda se não há a incidência direta da luz solar ou contato com a umidade.
A embalagem deve estar íntegra, sem furos ou amassadas e conter as informações obrigatórias na rotulagem como denominação de venda, data de validade, nome e endereço do fabricante, informação nutricional, dentre outros.
De modo geral, os Ovos de Páscoa e os outros tipos de chocolate expostos à venda são preparados com muito açúcar e gorduras, substâncias que em excesso podem prejudicar a saúde.
Além disso, muitas vezes os chocolates possuem recheios ricos em açúcares e gorduras, principalmente gorduras trans. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode elevar os teores do colesterol total e do colesterol ruim (LDL Colesterol) e reduzir os níveis de colesterol bom (HDL Colesterol) no sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde, não existe recomendação para a ingestão de gorduras trans, o ideal é que se consuma o mínimo possível essas substâncias.
Dessa forma, se consumidos em excesso, os chocolates podem trazer problemas futuros, como o aumento do peso e das taxas de colesterol no organismo.

Mais informações sobre conservação de produtos comuns na Semana Santa, entre AQUI.

Até mais...


Fonte de pesquisa: ANVISA



Anvisa restringe venda de emagrecedor à base de Sibutramina

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) endureceu as regras para prescrição e venda de drogas para emagrecer que contêm sibutramina. A partir de hoje, elas deixam de ser vendidas com receita branca (de controle simples) e passam a ser vendidas com receita azul (de controle especial).
Anvisa suspende comercialização de produtos com sibutramina
Emagrecedor tem relação risco-benefício positiva, diz laboratório
Assim, a sibutramina deixa de constar da lista de medicamentos de controle comum (que inclui cerca de 200 substâncias) e passa a ser classificada como droga anorexígena (que atua no sistema nervoso central), junto com outras três: dietilpropiona (anfepramona), femproporex e mazindol.
Alguns remédios que contêm sibutramina são Reductil, Plenty, Saciette, Biomag, Vazy, Slenfig, Sibutran e Sigran. A sibutramina é uma das drogas para emagrecer mais vendidas do país, principalmente depois que caiu sua patente, em 2007, quando seu consumo aumentou de dez a 20 vezes, segundo o endocrinologista Márcio Mancini, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Síndrome Metabólica.
Segundo a endocrinologista Cláudia Cozer, diretora da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), a sibutramina atua em duas regiões do sistema nervoso: no centro do apetite e no da saciedade.
Ela age diminuindo a recaptação do neurotransmissor responsável pelo apetite e do que promove a sensação de saciedade. "É a única que atua nos dois centros ao mesmo tempo. Além de o paciente ingerir menos alimento, ele terá sensação de saciedade", explica Cozer.
A decisão, publicada hoje no "Diário Oficial da União", foi tomada pouco mais de dois meses depois de a Europa suspender a venda da substância, com base em um estudo que ligou o remédio ao maior risco cardíaco em pessoas propensas.
Outra decisão da agência é que seja ampliado o alerta de segurança sobre o risco de problemas cardíacos na bula.
Não é a primeira vez que um emagrecedor é associado a doenças cardíacas. "Na década de 90, a fenfluramina e a dexfenfluramina foram suspensas mundialmente", diz Mancini.
Receita azul
Com a nova norma, os medicamentos com sibutramina não poderão mais ser vendidos com receita branca -que era impressa pelo médico na gráfica em duas vias, sendo que uma delas era retida na farmácia.
Agora os médicos deverão usar a receita azul, que é entregue pela Vigilância Sanitária e tem numeração controlada.
"Para ter direito ao talonário azul, o médico assina um termo de responsabilidade, o que evita a venda abusiva", diz Elmo Santana, coordenador de produtos controlados da Anvisa.
Para Mancini, a decisão foi acertada. "Não havia motivos para proibir o uso da sibutramina, pois ela é uma droga bem tolerada. Agora, com a restrição, talvez ela passe a ser indicada apenas por especialistas."
O cardiologista Maurício Scavanacca, médico-assistente da Unidade Clínica de Arritmias do InCor, também considerou a decisão positiva. Ele disse que, quando bem prescrita, a sibutramina é eficiente.
"Ela é eficaz no controle da síndrome metabólica. Se o paciente for selecionado cuidadosamente, se houver uma boa análise clínica e se os riscos forem menores que o benefícios, ela pode ser útil", diz.

Fonte: UEBA

segunda-feira, 29 de março de 2010

Receitas com a Ração Humana




A ração humana é muito conhecida pelos seus benefícios no emagrecimento e regulação da função intestinal. Mas porque não utiliza-la para outros fins?
Hoje corri atrás de outros usos para a Ração Humana e descobri duas receitas que podem ser interessantes. Que tal fazer um pão e um bolo de Ração Humana?

Vejam as Receitas:

Bolo de Ração Humana

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de açúcar orgânico demerara
- 2 ovos
- 1 xícara chá de leite
- 2 maçãs médias picadas em cubos
- 1 banana nanica bem madura picada em cubos
- 1 xícara de chá de ração humana
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Canela em pó e açúcar orgânico demerara para polvilhar

Modo de Preparo:

- Misture todos os ingredientes à mão em uma tigela.
- Coloque em uma assadeira untada, com a massa ainda crua, polvilhe com o açúcar demerara e a canela em pó.
- Leve para assar em média por 30 a 40 minutos.


Pão integral com Ração Humana

Ingredientes:

- 320ml de água
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 50ml de óleo de girassol ou milho
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
- ¾ xícara (chá) de ração humana
- ¼ xícara (chá) de farelo de trigo
- 350g de farinha de trigo especial peneirada aproximadamente
- 1 colher (sobremesa) de reforçador de farinha
- 1 colher (café) rasa de anti-mofo peneirado
- 10g de fermento biológico granulado seco instantâneo (ou 30g fresco)

Modo de Preparo:

- Misture na tigela da batedeira a água, o sal, o açúcar, o óleo, a farinha de trigo integral e o farelo de trigo
- Reserve
- Peneire a farinha de trigo, misture em uma xícara de farinha, o fermento, o reforçador e o anti-mofo, incorpore com colher na mistura da tigela reservada
- Junte mais farinha, até formar um mingau grosso
- Coloque para bater com batedor de triângulo na velocidade mínima e vá juntando farinha de trigo aos poucos até formar um mingau bem grosso
- Bata em velocidade 2 por 5 minutos
- Abaixe a velocidade para a mínima, e coloque farinha aos poucos, secando a massa até o quanto a batedeira conseguir
- Leve para mesa enfarinhada e termine de secar a massa
- Descanse por 30 minutos, baixe delicadamente a massa, enrole como rocambole, coloque em forma a gosto, untada apenas com manteiga
- Espere o crescimento até dobrar o volume, leve para assar em forno a 180º por 30 a 35 minutos

Dicas:
1. Pode ser montado em forma de anel ou de pão de forma
2. Se gostar, pode acrescentar 1 colher (sobremesa) de erva doce

Não é legal?? Então, o contato para a culinarista que criou as receitas é:
Cecília Fernandes - Culinarista - Tel.: (11) 9690-0663

Até mais...

sábado, 27 de março de 2010

ANVISA libera venda de Creatina no Brasil


Precificação do produto, divulgada na última semana, permite que a substância seja comercializada como medicamento tarjado e controlado por receita médica

Após sete anos de proibição e um incansável debate entre a ANVISA, a indústria de suplementos alimentares e o setor academico, a Creatina finalmente teve sua comercializacao liberada no Brasil como medicamento tarjado e controlado por receita médica. Embora a resolução nº 1.226 tenha sido publicada em abril do ano passado, somente no último dia 16/03 é que a ANVISA publicou a precificação do produto, ou seja, os parâmetros do preço para venda ao consumidor final.

“No caso de medicamentos, a legislação determina que a ANVISA é responsável por regular o preço de mercado, estipulando os valores mínimo e máximo para o comércio. Essa regulação, chamada precificação, levou quase um ano para ser elaborada devido à ausência de parametros no mercado”, explica o gerente de marketing da Probiótica Laboratórios, Marcelo Bella.

Maior fabricante de suplementos alimentares e esportivos da América Latina, a Probiótica foi a primeira empresa do setor a obter o registro de Laboratorio Farmacêutico.

E o seu produto, o Creatineâ , foi o primeiro a ser registrado como medicamento comercial. “Temos licença da ANVISA para produzir o produto Creatineâ e já o revendemos para mais 22 países, onde o uso já era permitido, como EUA, Canadá, Alemanha, França e Japão. Agora, vamos iniciar a distribuição para o mercado brasileiro, iniciando pelo mercado farmacêutico”, afirma Bella.

A Creatina é uma molécula encontrada no corpo humano e obtida através da ingestão de carne e peixe. É essencial no processo de fornecimento de energia, sendo útil, portanto, em casos que exista uma necessidade de reposição rápida de energia.

A suplementação de creatina contribui ainda com o ganho de massa magra para todos os casos, esportes ou modalidades, aos quais isso seja útil ou necessário. Seja um idoso que treina casualmente para fortalecer os músculos e melhorar o estilo de vida, um atleta amador que quer melhorar o rendimento de seus treinos, ou um profissional que busca melhores resultados na carreira, todos podem ser beneficiados pelo uso da Creatina.

Para Érico Caperuto, mestre em fisiologia humana e doutor em biologia celular e tecidual pela USP, e diretor técnico do Instituto de Ciência em Nutrição e Performance, a liberação é tardia e imperfeita, já que a substância só poderá ser vendida com prescrição médica, e não regulada como alimento, como ainda defendem especialistas em suplementação alimentar. “Ainda assim, a medida demonstra flexibilização e modernização da ANVISA, que, ao menos, se abriu ao debate e compreendeu os benefícios do uso da Creatina“, afirma Caperuto.

O debate, no entanto, ainda nao chegou ao fim: na próxima sexta-feira (26) será realizada a Consulta Pública 60, que pode trazer a Creatina de volta a sua classificação inicial: alimento para atletas e praticantes de atividades fisicas.

“Nenhum efeito colateral ligado ao uso da substância foi comprovado até hoje. A decisão da ANVISA se baseava em um antigo laudo da vigilância sanitária francesa. Diversos estudos já provaram as falhas técnicas desse laudo, tanto que a substância é largamente difundida e consumida no resto do mundo“, explica Caperuto.

A desinformação é a principal inimiga da substância e o principal motivo para sua má reputação. “Os efeitos são tão benéficos que as pessoas se tornam céticas”, comenta Caperuto. A orientação médica pode acabar com as dúvidas e a Creatina, depois de martirizada, finalmente pode mostrar suas qualidades.

Caperuto sugere a dosagem: “Na primeira semana a ingestão é de 20g por dia, quantidade divida em quatro doses de 5g. Nas três semanas seguintes, 5g diárias bastam para que os efeitos sejam sentidos. A ingestão acompanhada de carboidrato auxilia na absorção, assim como o uso durante o treino”, finaliza o especialista.

Histórico

Classificada inicialmente como alimento para atletas e praticantes de atividades físicas, a substância se tornou popular no Brasil até que, em 1998, a ANVISA optou por alterar sua classificação. Com uma liminar concedida pelo Ministério Público, a indústria de suplementos alimentares continuou a comercializar Creatina até que, em 2003, a liminar foi suspensa e a venda de produtos, com Creatina como principio ativo, proibida.


Autor: Imprensa

A importância da boa alimentação para os esportistas

Oi pessoal!

Nos últimos tempos, a nutrição tem sido considerada a chave para o melhor desempenho por grande parte de atletas e esportistas conscientes dos benefícios que a alimentação adequada traz quando associada ao treinamento esportivo. A nutrição correta fornece tanto o combustível quanto as substâncias químicas necessárias para o melhor desempenho possível e auxilia na recuperação de lesões ou traumas eventualmente provocados pelo exercício.

Primeiramente, é bom destacar a diferença entre o atleta e o esportista. Ambos são “praticantes de atividade física”, pois atividade física não é apenas esporte. Para se ter idéia, até mesmo o ato de escovar os dentes é um tipo de atividade física, apesar de não ser esporte. Assim, vamos esquecer o termo “praticante de atividade física” e passar a utilizar o termo “esportista”, pois esportista é aquela pessoa que realiza alguma atividade esportiva; como corrida; musculação; esportes coletivos, etc; sem carater profissional. Quando o esportista apresenta um nível profissional, onde o esporte é também seu ganha-pão, ele atinge níveis de desempenho muito mais altos que o esportista. Níveis muitas vezes atingidos em detrimento da saúde.

Deste modo, os esportistas em geral, não devem fazer uso de dietas recomendadas para atletas ou uso dos suplementos alimentares, sem a orientação de um bom nutricionista esportivo.

As necessidades energéticas e de nutrientes dos atletas é muito maior que a dos esportistas, que se assemelha muito às necessidades padronizadas para pessoas saudáveis. Utilizar dietas e suplementos voltados para atletas pode aumentar o peso corporal, percentual de gordura, e os excessos de nutrientes podem gerar a médio e longo prazo desfunções em orgãos importantes como os rins no caso de excesso de proteínas.

A alimentação adequada é, portanto, de fundamental importância para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva. Para isso deve ser balanceada e completa, fornecendo todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia.

Até mais...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Aviso sobre Photoshop poderá ser obrigatório


Tramita na Câmara dos deputados um Projeto de Lei que obrigará as agências de propaganda a informar o público sobre a manipulação de imagens em material publicitário.

Quem desrespeitar a obrigatoriedade do aviso poderá ser multado em até R$ 50 mil.

O Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), prevê que os anúncios tragam a mensagem: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada."

Segundo entrevista concedida à Agência Câmara, o deputado Costa pretende acabar com a idealização do corpo humano. "Em tempos de Photoshop, a manipulação de imagens faz com que a fotografia seja muitas vezes radicalmente diferente da realidade. Manchas na pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados. É difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original", disse.

A ideia é similar à proposta por uma deputada francesa em setembro do ano passado. Valerie Boyer enviou texto ao parlamento no qual todas as agências de publicidade e editores de conteúdo na França ficavam obrigados a estampar no rodapé de anúncios palavras como “Esta imagem foi modificada digitalmente e pode não corresponder à realidade”.

O argumento de Boyer é que a popularização dos editores de imagens como o Photoshop, da Adobe, está criando referências de beleza e estética que não são atingíveis no mundo real. Na França, o projeto prevê multas de 54 mil euros (cerca de R$ 140 mil) para quem desobedecer a nova regra.

Aqui no Brasil, caso o responsável pelo material ou pelo veículo descumprir a medida, as punições variam de advertência, obrigatoriedade de esclarecimento e multa de R$ 1,5 mil a R$ 50 mil, cobrada em dobro na reincidência. Caberá ao Poder Executivo definir os órgãos que aplicarão as sanções.

O projeto tramita em caráter conclusivo, o que significa que não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo – no caso, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso haja parecer divergente entre as comissões ou recurso contra assinado por 51 deputados (10% do total), o projeto precisará ser votado pelo Plenário. Ele será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Defesa do Consumidor e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: UEBA

terça-feira, 23 de março de 2010

Porções em quadros da "Última Ceia" aumentaram com o passar dos séculos


Boa noite à todos. Hoje li este texto e achei superinteressante. Ele fala com muita propriedade e e utilizando um exemplo bem incomum sobre o crescimento do tamanho das porções com o passar dos tempos. Leiam:





Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, afirma que o tamanho das refeições mostradas em vários quadros da "Última Ceia" foram aumentando com o passar dos anos, refletindo o aumento do tamanho das porções ingeridas em refeições através dos séculos.

Especialistas em obesidade estudaram 52 das pinturas mais famosas desta cena bíblica, criadas no último milênio, para analisar o tamanho da ceia. Entre as obras analisadas está "A Última Ceia" de Leonardo Da Vinci e representações criadas pelo pintor alemão renascentista Lucas Cranach e por Rubens.

A conclusão foi de que os acompanhamentos, pão e pratos colocados diante de Jesus e dos apóstolos aumentaram, progressivamente, em até dois terços. Os pesquisadores afirmam que a descoberta sugere que o fenômeno - servir porções maiores em pratos maiores - ocorreu de forma gradual no decorrer do milênio.

"Os últimos mil anos testemunharam aumentos dramáticos na produção, disponibilidade, segurança, abundância e capacidade de adquirir alimentos", afirmou o professor Brian Wansink, que liderou a pesquisa junto com seu irmão Craig Wansink.

"Acreditamos que, assim como a arte imita a vida, estas mudanças foram mostradas em pinturas sobre o mais famoso jantar da história", acrescentou. A pesquisa foi publicada na revista especializada International Journal of Obesity. 

Tecnologia 

A equipe da Universidade de Cornell usou computadores para examinar os quadros e calcular medidas relativas dos objetos mostrados. Os pesquisadores se basearam na suposição de que, naquela época, um pão inteiro deveria ter, em média, uma largura correspondente a duas vezes a largura média da cabeça de um dos discípulos retratados para, com isso, calcular o tamanho dos pratos.

Os cientistas afirmam que as refeições principais aumentaram em 69% e o tamanho do prato aumentou 66% entre a pintura da "Última Ceia" mais antiga analisada (um quadro de cerca do ano 1000) e a pintura mais recente (dos anos 1700). O tamanho do pão, segundo estas análises, aumentou em cerca de 23%. Os aumentos maiores foram vistos em pinturas criadas depois de 1500.

Craig Wasink, que é professor de estudos religiosos, afirma que as mudanças nos tamanhos das porções provavelmente é o reflexo da cultura nos quadros, e não da teologia.

"Não há razões religiosas para as refeições ficarem maiores. Pode ser que as refeições realmente tenham crescido, ou que as pessoas simplesmente ficaram mais interessadas em comida", afirmou.

Mas, Charlene Shoneye, nutricionista da instituição de caridade britânica ligada ao controle do peso Weight Concern, afirmou que não está surpresa "por estas descobertas, pois o tamanho de nossos pratos e porções de comida aumentaram".

"Por exemplo: há 20 anos a maioria das batatas fritas vinham em pacotes de 20 gramas. Agora elas vem em pacotes de 30 gramas, 50 gramas ou até 60 gramas, e ainda estamos comendo o pacote todo." "Este aumento no tamanho mudou nossa percepção do que é normal", acrescentou.

Fonte: UAI

segunda-feira, 8 de março de 2010

Cientistas descobrem cura para osteoporose

 

Uma equipe internacional, liderada por cientistas do Centro Médico da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, foi capaz de curar a osteoporose em camundongos e ratos com uma dose diária de um composto experimental que inibe a síntese da serotonina no intestino.

Pesquisas recentes já haviam demonstrado que a serotonina no intestino retarda o desenvolvimento ósseo. Esta última descoberta pode levar a novas terapias que gerem um novo osso. Os medicamentos atuais contra a osteoporose só atuam para tentar evitar o colapso do osso velho.

Os resultados da pesquisa foram publicados no último exemplar da revista Nature Medicine.

Papel desconhecido da serotonina

A pesquisa agora publicada é uma sequência de outra grande descoberta feita pelo mesmo grupo em 2008 (e publicado na revista Cell) de que a serotonina liberada pelo intestino inibe a formação óssea, e que a regulação da produção de serotonina no intestino afeta a formação óssea.

Antes dessa descoberta, a serotonina era conhecida principalmente como um neurotransmissor que age no cérebro. No entanto, 95% de serotonina do corpo é encontrada no intestino, onde a sua principal função é inibir a formação óssea.

Com base nessa descoberta anterior, os cientistas postularam que um inibidor da síntese da serotonina no intestino seria um tratamento eficaz contra a osteoporose. Eles agora confirmaram sua hipótese em animais de laboratório.

"Novas terapias que inibam a produção da serotonina no intestino têm o potencial para se tornar uma nova classe de drogas para serem adicionadas ao arsenal terapêutico contra a osteoporose", disse Gerard Karsenty, um dos autores do estudo.

O que é osteoporose

A osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e porosos, aumentando o risco de quebras. A doença é diagnosticada quando a massa óssea cai abaixo de um certo nível.


A osteoporose é uma preocupação cada vez maior dos profissionais da área de saúde porque ela afeta dezenas de milhões de pessoas no mundo inteiro, o que deverá aumentar com a elevação da expectativa de vida da população.

A preocupação é ainda maior com relação às mulheres, por causa do aumento da incidência da osteoporose pós-menopáusica.

Renovação dos ossos

Os ossos não são inertes, eles experimentam uma renovação constante, com algumas células responsáveis pela remoção de material antigo e outras células responsáveis pela criação de um novo osso.

Nos humanos, a formação óssea atinge seu pico por volta dos 20 anos de idade, a partir de quando a massa óssea começa a declinar. A taxa de declínio para as mulheres aumenta após a menopausa, quando a queda de níveis de estrogênio e as células que eliminam as partes velhas dos ossos se tornam hiperativas.

"Há uma necessidade urgente de novos tratamentos que não só parem a perda óssea, mas também que construam um novo osso", diz Karsenty. "Usando estes resultados, estamos trabalhando duro para desenvolver este tipo de tratamento para pacientes humanos".

O próximo passo é testar o novo composto em humanos. 

Fonte: Diário da Saúde, encontrada em: www.educacaofisica.com.br

quinta-feira, 4 de março de 2010

Hidratação e Desempenho Desportivo


Para se obter um desempenho esportivo máximo, muitos fatores são fundamentais. Um de extrema importância é a hidratação. A eliminação do calor precisa ser feita com muita eficiência para evitar a fadiga prematura causada pela desidratação e os riscos altos de lesão, comuns na hipertermia. A transpiração é o mecanismo mais eficiente na eliminação do calor. Trata-se da perda de líquidos através da pele, regulando a temperatura corporal. No entanto, a transpiração excessiva causa desequilíbrio fisiológico pelo uso abusivo das reservas hídricas intravasculares compromentendo o desempenho e a saúde.

Hidratar-se, por quê?

O corpo humano é básicamente água. Cerca de 60% de sua massa. Durante a prática de exercícios, em média o corpo perde de um a dois litros de água por hora de atividade, e essa perda normalmente acontece pela transpiração e pela respiração. Portanto, é importante que o atleta se hidrate antes, durante e depois da prática esportiva.

Como hidratar-se?

A reposição de água e eletrólitos antes, durante e após a realização de um trabalho no calor é essencial. Beba cerca de 250 a 500ml de água duas horas antes do exercício. Durante o exercício recomenda-se iniciar a ingestão já nos primeiros 15 minutos e continuar bebendo a cada 15 a 20 minutos. O volume a ser ingerido varia conforme as taxas de sudorese, na faixa de 500 a 2.000ml/hora. A bebida deve estar numa temperatura em torno de 15 a 22 graus celsius. Após o exercício físico, deve-se continuar ingerindo água para compensar as perdas adicionais de água pela urina e sudorese.

Quais os comprometimentos da desidratação?

A desidratação é uma ameaça em potencial para todos os atletas e entusiastas da atividade física. Sempre que líquidos forem perdidos mais rapidamente do que são repostos, a pessoa estará num processo de desidratação Modificando variáveis fisiológicas e tendo um impacto negativo no desempenho esportivo, mesmo em níveis tão baixos como 1%, 2% ou 3% do peso corporal.
A desidratação resultante da falta de reposição adequada de líquidos durante o exercício pode causar o comprometimento da dissipação do calor, o que pode elevar a temperatura corporal basal e aumentar o esforço do sistema cardiovascular. Além disso, a hipohidratação prejudica a função de regulação térmica aumentando-se o risco de exaustão e choque térmico. O choque térmico é uma condição séria com risco de vida e por isto deve ser tratada imediatamente por equipe médica, cujo principal objetivo será diminuir a temperatura central. Outras complicações associadas com a hipohidratação e altas temperaturas corporais são as câimbras musculares e complicações da função renal.

Quais as bebidas que melhor hidratam?

A água pura é a maneira mais fácil de se fazer uma hidratação, devido sua facilidade de consumo e de ter um custo muito baixo, sendo assim quase todo ser humano tem acesso ao seu consumo. Existe alguns fatores limitantes para o consumo de água pura. Um deles é a hiper-hidratação; este fator só torna-se problema quando não se tem uma reposição de eletrólitos que podem ser conseguidos pela alimentação adequada, quando essa reposição é deficiente e se consome muita água antes de uma competição ou atividade, provocamos uma diluição excessiva dos líquidos corporais podendo provocar distúrbios fisiológicos graves, que tem reflexo direto no desempenho, portanto é de profunda importância obter uma hidratação progressiva e segura, seguindo as diretrizes básicas do ACSM.
Quando falamos em exercícios de mais de uma hora de duração, outra preocupação aparece. A perda de eletrólitos, principalmente sódio e cloro (através do suor), começa a ser um motivo de diminuição do rendimento. Portanto, a ingestão de bebidas isotônicas é necessária para repor os sais e retardar o aparecimento da fadiga. A água pura tem como fator limitante a ausência de sabor, o apetite ou vontade de consumir água fica limitado, tendo como saída o acréscimo de outras substâncias. Alem desta questão de sabor os acréscimos de carboidratos e de eletrólitos, vem a aumentar o processo de absorção de líquidos principalmente no que se trata da combinação destas duas substâncias. 
Se a atividade durar mais de uma hora, ou se for intensa do tipo intermitente mesmo com menos de uma hora, devemos repor carboidrato na quantidade de 30 a 60 gramas por hora e sódio na quantidade de 0,5 gramas por litro. Após o exercício físico, deve-se aproveitar para ingerir carboidratos, em média de 50g de glicose (através de um alimento risco em hidrato de carbono), nas primeiras duas horas após o exercício para que se promova a ressíntese do glicogênio muscular e o rápido armazenamento de glicogênio nos músculos e no fígado.
Uma alternativa de bebida isotônica, ou bebida esportiva, é o soro caseiro, o qual tem o mesmo efeito e ainda é muito mais acessível, só não tem o mesmo gosto que os vendidos no mercado. Ele é composto de água, eletrólitos e também carboidrato, que, nessa situação, ajuda na reposição energética.
Outra sugestão de bebida isotônica é a água de coco, essa é ainda mais saudável, pois é natural. Ela, além dos eletrólitos e carboidratos, é rica em vitaminas, fibras, proteínas e também de fácil absorção.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More