Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

terça-feira, 30 de março de 2010

Semana Santa: Cuide de sua alimentação e evite problemas na Páscoa.

Boa noite!
Semana Santa, a Igreja católica celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada mesiânica em Jerusalém até sua Ressurreição no Domingo de Páscoa. É a época em que a venda de vários produtos como peixes, queijos, ovos de páscoa, entre outros, movimenta o comércio e a dieta dos brasileiros.
Para não ter nenhum problema de saúde, decorrente dessa mudança de hábito alimentar, as pessoas devem tomar alguns cuidados, desde o momento da compra, até o preparo desses alimentos. Ações simples, como observar se os ovos de páscoa estão armazenados em locais frescos e arejados e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas.

Escolha de Pescados

O peixe fresco deve estar livre de contaminantes físicos (areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira), químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas); Não deve conter manchas, furos ou cortes na superfície; Suas escamas devem ser firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes; Sua pele deve estar úmida, tensa e bem aderida; Seus olhos devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho; As brânquias devem apresentar cor rosada ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso); Seu odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.  Ainda devem ser mantidos sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.
O peixe congelado deve estar armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem; Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente. Produtos com esta característica não devem ser utilizados.

Atenção para os chocolates

É preciso que os ovos de páscoa, os bombons e os tabletes de chocolate estejam armazenados em local fresco e arejado. Verifique ainda se não há a incidência direta da luz solar ou contato com a umidade.
A embalagem deve estar íntegra, sem furos ou amassadas e conter as informações obrigatórias na rotulagem como denominação de venda, data de validade, nome e endereço do fabricante, informação nutricional, dentre outros.
De modo geral, os Ovos de Páscoa e os outros tipos de chocolate expostos à venda são preparados com muito açúcar e gorduras, substâncias que em excesso podem prejudicar a saúde.
Além disso, muitas vezes os chocolates possuem recheios ricos em açúcares e gorduras, principalmente gorduras trans. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode elevar os teores do colesterol total e do colesterol ruim (LDL Colesterol) e reduzir os níveis de colesterol bom (HDL Colesterol) no sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde, não existe recomendação para a ingestão de gorduras trans, o ideal é que se consuma o mínimo possível essas substâncias.
Dessa forma, se consumidos em excesso, os chocolates podem trazer problemas futuros, como o aumento do peso e das taxas de colesterol no organismo.

Mais informações sobre conservação de produtos comuns na Semana Santa, entre AQUI.

Até mais...


Fonte de pesquisa: ANVISA



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More