Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

sábado, 27 de março de 2010

A importância da boa alimentação para os esportistas

Oi pessoal!

Nos últimos tempos, a nutrição tem sido considerada a chave para o melhor desempenho por grande parte de atletas e esportistas conscientes dos benefícios que a alimentação adequada traz quando associada ao treinamento esportivo. A nutrição correta fornece tanto o combustível quanto as substâncias químicas necessárias para o melhor desempenho possível e auxilia na recuperação de lesões ou traumas eventualmente provocados pelo exercício.

Primeiramente, é bom destacar a diferença entre o atleta e o esportista. Ambos são “praticantes de atividade física”, pois atividade física não é apenas esporte. Para se ter idéia, até mesmo o ato de escovar os dentes é um tipo de atividade física, apesar de não ser esporte. Assim, vamos esquecer o termo “praticante de atividade física” e passar a utilizar o termo “esportista”, pois esportista é aquela pessoa que realiza alguma atividade esportiva; como corrida; musculação; esportes coletivos, etc; sem carater profissional. Quando o esportista apresenta um nível profissional, onde o esporte é também seu ganha-pão, ele atinge níveis de desempenho muito mais altos que o esportista. Níveis muitas vezes atingidos em detrimento da saúde.

Deste modo, os esportistas em geral, não devem fazer uso de dietas recomendadas para atletas ou uso dos suplementos alimentares, sem a orientação de um bom nutricionista esportivo.

As necessidades energéticas e de nutrientes dos atletas é muito maior que a dos esportistas, que se assemelha muito às necessidades padronizadas para pessoas saudáveis. Utilizar dietas e suplementos voltados para atletas pode aumentar o peso corporal, percentual de gordura, e os excessos de nutrientes podem gerar a médio e longo prazo desfunções em orgãos importantes como os rins no caso de excesso de proteínas.

A alimentação adequada é, portanto, de fundamental importância para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva. Para isso deve ser balanceada e completa, fornecendo todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia.

Até mais...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More