Na terceira idade, a preguiça às vezes impera a vida das pessoas. Muitos só de imaginar a situação deles em um programa de atividades já desistem da ideia. O que muitos não consideram é o fato de os problemas de saúde não acontecerem de um dia para o outro. Normalmente eles já estão acontecendo. Um pouquinho todos os dias e quando chega ao ponto de percebermos, ele já está fora de controle.
Não permita que isso aconteça com você. Seja ativo e tome as rédeas de sua vida. Procure um bom local, que forneça uma boa estrutura e inicie, o mais breve possível, seus exercícios.
Vejam alguns motivos para se exercitar:
Sarcopenia (perda de músculo): A partir dos 25 anos de idade (final da puberdade), começa-se a perder músculo, à taxa de 0,5 % ao ano até a idade de 60 anos. Após 60 anos, esta taxa pode chegar a 1% ao ano. Isto é relevante não apenas do ponto de vista da perda de tônus muscular, mas também da perda de força, flexibilidade e redução da taxa metabólica basal.
Osteopenia (perda de massa óssea): Se não for tratada, pode levar à osteoporose. Um dos tratamentos mais eficazes para qualquer tipo de perda óssea é o treinamento de força. Existe um conceito conhecido como “Lei de Wolff” que se mostra como a única forma eficaz de reverter ou pelo menos prevenir, a perda óssea. Ele fala da necessidade de tensão e resistência colocadas sobre os ossos. Para que estes obtenham benefícios, porém, bastante carga deve ser colocada sobre eles. Sendo assim, a musculação é o exercício mais indicado para os idosos, sendo exercícios como agachamento os que apresentam o maior benefício.
Perda de força e flexibilidade: Há algum tempo minha avó vem se empenhando nos exercícios e nada me deixa mais feliz do que vê-la dizer o quanto está se sentindo mais forte e melhor. De repente, as atividades cotidianas, como a possibilidade de descer e subir escadas volta a ser fácil. Quanto à flexibilidade com a idade, esta rapidamente se perde. Para evitar isso e melhorar a força, você tem que levantar pesos. No entanto, é necessário ter progressão, ou seja, você deve aumentar a carga sempre que esta estiver fácil.
Então, mais uma vez, uma das melhores formas de cuidados preventivos é o treinamento da força. Há muitas, muitas vantagens em realizá-lo. Naturalmente, é mais fácil começar quando se é jovem, mas em qualquer idade pode-se começar e obter grandes benefícios.
Além disto, se exercitando você ainda previne doenças, vive mais, apresenta menos desconforto, dorme melhor, perde gordura com mais saúde, reduz quadros de depressão, promove a manutenção da capacidade física, ganha independência e aumenta sua taxa metabólica.
Não diga que está velho demais para isso e não perca tempo. Comece já, pois velha é esta desculpa!