O carnaval está aí e todos os olhares estarão voltados para ele, o bumbum. Não há aquele quem não olhe, aprove ou condene. Entretanto, você sabe como a nutrição pode favorecer esta região tão cobiçada por homens e mulheres?
Meus pacientes, principalmente as mulheres sempre me questionam que perdem muitos centímetros de quadril quando fazem um programa de redução de gordura. Muitas acham ótimo, pois se acham muito grandes e não gostavam da forma que se encontravam, já outras faltam me crucifixar se perdem 1 cm que seja.
Quase todas as mulheres, por razões de idade, hormonais, fatores genéticos, etc... armazenam gordura e/ou líquidos em determinadas zonas do corpo e o quadril é uma destas zonas. Logo é inevitável não reduzir medidas nesta região quando se perde gordura absoluta, mas mais importante, e, acredito eu, mais interessante para as mulheres é não desenvolver muitas celulites e estrias no bumbum. Porque vamos combinar né, mulher sem celulite não existe, nunca vi.
Realizar exercícios físicos específicos para glúteos ajudam e muito a manter a saúde do bumbum feminino, mas nunca se esqueçam de buscar a ajuda de profissionais sérios, que realmente sabem o que estão fazendo. Não seja cobaia de pessoas mau instruidas. Busque uma boa academia de musculação, que tenha nohall e possa oferecer seu serviço com qualidade.
Além da atividade física, a nutrição, seu braço direito, pode ajudar muito no controle das indesejadas celulites.
Vão aí algumas dicas que coletei:
Tire um dia para se purificar
Para limpar seu sistema digestivo e eliminar as toxinas, faça uma purificação com sucos vegetais, tome meio litro antes de cada refeição (até 1h antes). Alguns dos vegetais mais indicados são: aipo, maçã e espinafre. Outra opção para sua jornada da purificação consiste ingerir somente frutas, hortaliças ou verduras da estação.
Reforce sua reserva de metal
Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites. Consulte seu nutricionista sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar.
Consuma pouco sal
Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.
Invista nos chás
O chá verde e a sálvia são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.
Faça um programa alimentar sério
Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.
Hidrate-se em abundância Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos e acelera o metabolismo.
Opte pelo natural
Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, orgânicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.
Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino
As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.
Consuma potássio
Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos atualmente. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.
Escolha as formas de cozimento mais saudáveis
Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los.
Não se esqueçam, uma alimentação balanceada pode beneficiar não somente os glúteos, mas o organismo como um todo. A regra de ouro é não passar fome. O truque para satisfazer tal necessidade está em comer todo o tipo de alimentos, em porções reduzidas, num prato pequeno, e devagar.
Até a próxima....