Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

RAÇÃO HUMANA, O que é isso???


Hoje vou falar da nova coqueluche da nutrição. A “Ração Humana". Aposto que muita gente nunca ouviu falar este nome que soa tão estranho aos ouvidos. Humano, comer ração??
Poisé, não é de hoje que se sabe que os cereais são muito importantes para a alimentação e seu consumo deve ser diário, principalmente os integrais. Pois estes são mais que meros fornecedores de fibras. São também fonte importante de outros nutrientes como: carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B, minerais e fitonutrientes.
Quando os cereais são refinados, a camada externa (farelo) e o gérmen são removidos, deixando só o endosperma. A maior parte do valor nutricional do cereal desaparece porque, das três partes, o farelo e o gérmen têm a maior concentração de nutrientes.
Cada parte do cereal integral contém seus próprios tesouros nutricionais, mas é a combinação de todas as partes que trazem os benefícios do cereal integral. Assim, ingerindo alimentos que contém cereais integrais, você obtém todos os benefícios adicionais dos nutrientes que não podem ser fornecidos só pela fibra.
Neste ponto, a “Ração Humana” é bem servida uma vez que, a maior parte deste produto é formada por uma vasta quantidade de diferentes cereais integrais.
Mas e os benefícios? Quais são?
Deve-se tomar cuidado com relação a este produto. Não estou dizendo que ele é prejudicial, pelo contrário, eu prescrevo sempre aos meus pacientes, mas quando atento ao cuidado quero dizer que nem só de ração humana viverá o homem.
Muita gente vem ganhando dinheiro industrializando a idéia da ração e com isso, fazem propagandas enganosas a seu respeito. Podendo levar esta idéia ao descrédito por parte dos profissionais sérios.
Não se iludam pensando que irão ter somente alegrias com a Ração Humana e irão perder todos os quilos extras depositados em seus corpos ao longo do tempo como se fosse mágica. Ela, ajuda muito mais no controle de taxas de colesterol, glicose e na reeducação alimentar que propriamente no emagrecimento.
O que acontece é que aumentando a quantidade de fibras e gorduras insaturadas na alimentação, uma cascata de modificações metabólicas acontecem, aumentando a saciedade, melhorando a função intestinal, absorção de nutrientes, eliminação de toxinas, etc.
Em geral os benefícios são:
Controle da saciedade: as fibras solúveis absorvem água e formam um gel, permanecendo mais tempo no estômago. Com isso, a sensação de saciedade é mais duradoura. Fazendo você sentir menos vontade de comer na próxima refeição. Com o tempo se controla as quantidades de alimentos ingeridos evitando exageros e escolhas erradas na alimentação.
Redução do colesterol: diversos estudos indicam que, quando combinadas com uma dieta pobre em gorduras, as fibras ajudam a reduzir a taxa de LDL (o colesterol de baixa densidade, que é prejudicial ao organismo). No trato intestinal, as fibras absorvem as moléculas de gordura e produzem compostos que normalizam a síntese de colesterol pelo fígado. Na ração humana ainda a ação coadjuvante de ômegas 3 e 6 sobre o colesterol.
Controle da glicose: as fibras promovem a liberação mais lenta e constante de glicose, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue. Esse efeito é particularmente benéfico para os diabéticos.
Facilita a digestão: refeições ricas em fibras exigem uma melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil. Por outro lado, o processo digestivo como um todo fica mais lento e, por isso, os nutrientes são melhor aproveitados.
Regulação intestinal: as fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, evitando prisão de ventre e outras doenças. Essa aceleração também previne o câncer. Em alguns casos, as fibras destroem as bactérias nocivas que estão alojadas no intestino grosso.
Combate mau hálito: as fibras de certos alimentos ajudam a limpar a cavidade bucal, impedindo a formação de uma crosta sobre a língua, chamada de saburra, que é o principal responsável pelo mau hálito.
No entanto não são apenas maravilhas. O aumento da quantidade de fibras na rotina alimentar deve ser feito de maneira gradual. Mudanças bruscas podem causar gases, cólicas e diarréias.
É importante também não exagerar. As fibras são benéficas, mas, em excesso, podem gerar problemas. O estômago, por exemplo, adapta-se ao "efeito esponja" das fibras e acaba se dilatando. Depois de algum tempo, a pessoa precisará comer mais do que antes para se sentir saciada. Além disso, alguns tipos de fibra reduzem a absorção de zinco, cálcio e de vitaminas A, D, E e K.
Ainda as fibras "roubam” a água do organismo, quanto mais fibra você come, mais água você precisa beber, a fibra precisa da água e caso você não beba pode se sentir desidratado e ter diarréia. Embora não haja recomendações específicas em relação à quantidade de fibras dietéticas o "National Cancer Institute" (Instituto Nacional do Câncer) recomenda uma ingestão diária de 20 a 30g, com um máximo de 35g.
Mas e a receita da Ração Humana?
Nas minhas prescrições eu recomendo 2 colheres de sopa do seguinte mix:
  • 250 g de fibra de trigo
  • 125 g de leite de soja em pó
  • 125 g de linhaça marrom
  • 100 g de açúcar mascavo
  • 100 g de aveia em flocos
  • 100g de quinua
  • 100 g de gergelim com casca
  • 75 g de gérmen de trigo
  • 50 g de gelatina sem sabor (comprada em casa de produtos naturais) ou Agar-ágar
  • 25 g de guaraná em pó
  • 25 g de levedo de cerveja
  • 25 g de cacau em pó
Caso você seja portador de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, deve eliminar o açúcar mascavo, o guaraná em pó e o cacau da receita.
Até mais....

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

TESTE DOS FAST-FOODS




Boa tarde pessoal, espero que estejam bem. Vejam que "belo" sanduíche íche íche, hehehe

Tô brincando, mas é sério. Com a correria dos dias de hoje, todo mundo sempre com pressa, com pouco tempo para fazer as atividades diárias e nessa, fica a alimentação, também, prejudicada por este estilo de vida. Muito pouca gente separa um tempo do seu dia para a alimentação procurando cada vez mais os serviços de fast food. É comida rápida, saborosa e a custo baixo, que agrada o paladar de muitas pessoas. Olhando assim parece perfeito, não é? Mas a realidade é outra, o consumo deste tipo de alimento pode acarretar vários problemas à saúde.

É muito importante analisar as propriedades nutricionais destes alimentos, se realmente eles são compostos de nutrientes saudáveis e necessários para o bom funcionamento do seu corpo.
E foi isto que a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor fez e publicou em sua revista PROTESTE em setembro de 2009. Ela avaliou os principais combos de fast-food do mercado brasileiro. Estes combos eram formados por: sanduíche (carne ou frango), porção de batatas fritas e um copo de refrigerante.
O resultado foi incrível. Foi encontrado excesso de gordura saturada, gordura trans, sal (sódio) e açúcar, cerca de 93% da necessidade de açúcar de um adulto.
Os combos testados foram das redes: Bob's, Burguer King, Girafas, Habib's e o famoso McDonnald's.

A PROTESTE deixa claro que não recomenda o consumo de nenhum dos combos testados por crianças, nem por adultos. Os combos são desbalanceados nutricionalmente, quase não apresentam nutrientes, possuem excesso de açúcar, gorduras (saturada e trans), sódio e proteínas.
mas vamos analisar um pouco mais os fast-foods:
  • Seus ingredientes e acompanhamentos são super calóricos, ricos em gordura saturada e colesterol, que se consumidas em excesso podem elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, predispondo você a ter doenças do coração, entre outras.
  • Praticamente não há fibras, podendo afetar o bom funcionamento intestinal, levando à prisão de ventre. Além disso, quando se consome poucas fibras pode haver o a aumento de bactérias patogências e redução de bactérias benéficas ao corpo.
  • Há uma enorme quantidade de sódio nesses alimentos. O excesso de sódio pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar os rins.
  • Por mais que elas digam que não, HÁ SIM GORDURA TRANS, que em grandes quantidades diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta o colesterol ruim (LDL), podendo provocar o entupimento de artérias, causar infarto e outros problemas de saúde.
  • E o pior. O excesso de calorias dos alimentos de fast food contribui para a obesidade. Em certos sanduíches é possível ter cerca de 800 kcal! Somando batata-frita e refrigerante, o total de calorias muitas vezes é a quantidade calculada para ser ingerida num dia todo e está presente em apenas uma refeição.
Mas será que precisamos fugir desses alimentos como o Diabo foge da Cruz? Será que é necessário ficar neurótico a ponto de imaginar que se der uma mordida numa Bibsfiha o colesterol já vai pular para 300mg/dL?? Calma gente. Não precisa tanto temor. De vez em quando não tem problema comer um sanduíche ou uma batatinha. Desde que em quantidades e freqüência moderadas, não se torne um hábito, não substitua alimentos básicos e não vire o principal componente da dieta.

Vamos dar preferência para comer este tipo de comida no almoço. Pois seu alto valor calórico precisa ser utilizado ao longo do dia. Se deixar-mos para comer fast-food à noite, o período do dia que ainda nos resta para gasstar esta energia e muito curto, e isso leva uma parte desta energia, não utilizada, a se converter e ser estocada no nosso corpo.

Assim, faça-mos escolhas corretas. Não abusem dos fast-foods, procurem sempre se alimentar de alimentos saudáveis, que são capazes realmente de nos favorecer e jamais deixem de lado o exercício físico. Pois somente assim, dando atenção aos dois extremos da corda (alimentação e exercício), conseguimos resultados reais e duradouros.

Até a próxima...

E o ovo??? Faz Mal???




E os ovos? Quem têm o hábito de comer com frequencia?
Sabiam que no Brasil, muita gente deixa de comer ovos com medo de aumentar os níveis de colesterol no sangue? Poisé, preferem um pedaço de picanha ao ovo pois assim não estarão entupindo as coronárias.
Acontece que muita gente mal informada transforma o ovo em vilão e fazem sua caveira junto às pessoas.
Pensem no Japão. Quantas vezes o Japão é menor que o Brasil? Então! Lá, naquele pequeno país, o consumo de ovos é de 360 ovos/habitante/ano enquanto aqui no Brasil, apenas 126 ovos/habitante/ano. Tão diferentes os valores e somente porque aqui ainda não temos certeza se o "zoiudo" faz bem ou mal.
Pois bem, até o momento não há na literatura nenhum estudo conclusivo que diga categoricamente que os ovos aumentam o colesterol, em pessoas saudáveis, e podem desenvolver doenças cardiovasculares. De modo que, não precisamos ter tanto medo assim e perder a oportunidade de comer uma proteína de alto valor biológico e baixo custo. Depois do leite materno, o ovo de galinha é a proteína animal mais completa e barata.
A verdade é que o ovo tem sim substâncias nocivas à saúde, mas cortá-lo da dieta pode ser bem mais nocivo.
Presente na gema, a colina é um nutriente vital para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, o ovo é uma excelente fonte de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, a substância associada à sensação de bem-estar. Do total de gorduras contidas em um ovo, a maioria é de monoinsaturadas, as gorduras do bem, protetoras do coração.
Outro benefício do ovo é a presença de antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, que ajudam a prevenir a degeneração macular. O baixo teor de gordura constitui mais uma vantagem do alimento. Uma unidade tem em média 7 gramas de gordura total apenas 1,5 grama é gordura saturada, a metade do que se encontra numa fatia de queijo branco, considerado um alimento magro e saudável.
Pessoas saudáveis podem se alimentar todos os dias com pelo menos 1 ovo sem problemas. Até mesmo porque, apesar de rico em colesterol, é um erro pensar que toda esta quantidade presente irá diretamente pras artérias e entupilas. em 70% dos casos, o impacto não é significativo e nada muda em relação a perfil lipídico do sangue.
Por isso eu digo e repito. Nada melhor que um ovinho de manhã pra já começar o dia com "sustânça", como se diz lá na roça. hehehhe

Até mais!!!


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fique de olho na temperatura dos alimentos.


Observar a temperatura dos alimentos, é muito importante para evitar possíveis surtos de intoxicação alimentar.
Para as saladas, por exemplo, a temperatura ideal é de 6 ºC e não deve ultrapassar 10 ºC. Nos pratos quentes, a temperatura obrigatória é entre 65 ºC e 70 ºC. A comida deve estar bem quente, com vapor saindo das bandejas, se estiver morna, é bom desconfiar, pois a temperatura de desenvolvimento de microrganismos nos alimentos se dá entre 5-60ºC, e sendo a temperatura “ambiente” aquela que regista maior proliferação destes seres indesejáveis.

Aquelas para as quais queremos chamar especial atenção são as carnes de aves e porco, bem como a carne picada, salsichas ou espetadas, as quais devem ser sempre bem passadas. Bem passado? Sim, é quando a carne não apresenta aquele tom rosado.

Hoje li no site da Nutritotal sobre isto e resolvi compartilhar com vocês.

O aquecimento das carnes em temperaturas abaixo do ideal pode significar a sobrevivência de bactérias patogênicas e colocar em risco a saúde da família. A utilização de termômetros que meçam a parte interna dos alimentos é importante para garantir que atinjam uma temperatura segura durante o cozimento. Confira na tabela abaixo a temperatura que o centro interno das carnes deve atingir.







A paixão nacional....


O carnaval está aí e todos os olhares estarão voltados para ele, o bumbum. Não há aquele quem não olhe, aprove ou condene. Entretanto, você sabe como a nutrição pode favorecer esta região tão cobiçada por homens e mulheres?
Meus pacientes, principalmente as mulheres sempre me questionam que perdem muitos centímetros de quadril quando fazem um programa de redução de gordura. Muitas acham ótimo, pois se acham muito grandes e não gostavam da forma que se encontravam, já outras faltam me crucifixar se perdem 1 cm que seja.

Quase todas as mulheres, por razões de idade, hormonais, fatores genéticos, etc... armazenam gordura e/ou líquidos em determinadas zonas do corpo e o quadril é uma destas zonas. Logo é inevitável não reduzir medidas nesta região quando se perde gordura absoluta, mas mais importante, e, acredito eu, mais interessante para as mulheres é não desenvolver muitas celulites e estrias no bumbum. Porque vamos combinar né, mulher sem celulite não existe, nunca vi.

Realizar exercícios físicos específicos para glúteos ajudam e muito a manter a saúde do bumbum feminino, mas nunca se esqueçam de buscar a ajuda de profissionais sérios, que realmente sabem o que estão fazendo. Não seja cobaia de pessoas mau instruidas. Busque uma boa academia de musculação, que tenha nohall e possa oferecer seu serviço com qualidade.

Além da atividade física, a nutrição, seu braço direito, pode ajudar muito no controle das indesejadas celulites.

Vão aí algumas dicas que coletei:

Tire um dia para se purificar
Para limpar seu sistema digestivo e eliminar as toxinas, faça uma purificação com sucos vegetais, tome meio litro antes de cada refeição (até 1h antes). Alguns dos vegetais mais indicados são: aipo, maçã e espinafre. Outra opção para sua jornada da purificação consiste ingerir somente frutas, hortaliças ou verduras da estação.

Reforce sua reserva de metal
Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites. Consulte seu nutricionista sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar.

Consuma pouco sal
Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.

Invista nos chás
O chá verde e a sálvia são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.

Faça um programa alimentar sério
Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.

Hidrate-se em abundância Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos e acelera o metabolismo.

Opte pelo natural
Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, orgânicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.

Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino
As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.

Consuma potássio
Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos atualmente. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.

Escolha as formas de cozimento mais saudáveis
Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los.

Não se esqueçam, uma alimentação balanceada pode beneficiar não somente os glúteos, mas o organismo como um todo. A regra de ouro é não passar fome. O truque para satisfazer tal necessidade está em comer todo o tipo de alimentos, em porções reduzidas, num prato pequeno, e devagar.

Até a próxima....

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Nanotecnologia e Nutrição.




Segundo a Wikipédia, a nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação,física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes. E a nutrição? Ela também pode se beneficiar deste novo ramo da ciência?

Hoje em dia, devido ao estilo de vida, o homem cada vez encurta mais o seu tempo disponível para as ações básicas do dia-a-dia e nesta barca, a alimentação vai junto, sendo muitas vezes prejudicada pela falta de qualidade e horários imprecisos. Uma alternativa, utilizada por muitos, para minimizar os prejuízos da má alimentação é o uso de suplementos alimentares.
Muitos suplementos podem vir a ser desenvolvidos à medida que se avançam as pesquisas em nanotecnologia.

Li outro dia um post de uma pessoa chamada ROSANGELA A. que falava sobre nutrição e nanotecnologia. Lá dizia sobre suplementos com nutrientes em suspensão em gel. Ela cita vários benefícios desta aplicação e informa que já existem mais de 300 patentes de produtos registrados.

Também li no Science Daily que empresas europeias produtoras de alimentos usam já nanotecnologia na fabricação e concepção de novos alimentos.

Pelo visto, ainda vamos ouvir falar muito sobre este assunto nos próximos anos. O potencial de crescimento e desenvolvimento de novos produtos com base em nanotecnologia é enorme e com certeza, os nossos alimentos vão sofrer sua influência.

Até a próxima....

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O "Efeito Sanfona" pode reduzir a expectativa de vida.




Um estudo realizado por especialistas escoceses sugere que o efeito sanfona provocado por dietas inconsistentes pode reduzir significantemente a expectativa de vida. Também chamado de fenômeno do ioiô, o efeito sanfona é aquilo que em medicina chama de “ciclismo de peso”. Trata-se da perda de peso com dieta (associada ou não à atividade física e a medicamentos) seguida de recuperação do peso perdido. É um fenômeno muito comum nas sociedades urbanas modernas. As primeiras publicações sobre o efeito sanfona coincidem com o aumento exponencial dos casos de obesidade nos Estados Unidos, há cerca de 20, 30 anos.


Os cientistas, da Universidade de Glasgow, realizaram uma experiência com peixes, alimentando os animais com grande quantidade de comida para, em seguida, os submeterem a uma dieta rigorosa.

Eles perceberam que o desequilíbrio alimentar reduziu a expectativa dos peixes em até 25%.

O trabalho, publicado na revista especializada "Proceedings of the Royal Society", sugere que a diminuição na expectativa de vida não foi uma conseqüência do processo de envelhecimento acelerado dos peixes, mas provocado pela alimentação irregular causando um aumento do risco de morte súbita.

As chances de morte súbita, explicaram os especialistas, foram conseqüência do "crescimento anormal" dos animais, provocado pela irregularidade em suas dietas.

"Os peixes que foram submetidos à dieta se reproduziram normalmente, mas, em média, tiveram expectativa de vida 25% menor do que a dos animais que comeram quantidades regulares de comida", afirmou Neil Metcalfe, coordenador do trabalho.

Os especialistas acreditam que os resultados podem ser aplicados a adolescentes e crianças que fazem o mesmo tipo de regime, por estarem em fase de crescimento. "Se fizermos o paralelo com humanos, a pesquisa pode ser aplicada a crianças e adolescentes, porque estão se desenvolvendo", alertou o professor.


Outras informações no endereço:

APROVADO O PROJETO DE LEI NO SENADO nº 249/2006

Grande notícia para nós nutricionistas que trabalhamos aos trancos e barrancos neste país. Sei que nos últimos anos vimos conquistando mais espaço junto à população, no entanto ainda somos massacrados pelo sistema que não nos prestigia. Mas, com a Graça de Deus, existem pessoas como o Senado Paulo Paim, que pensa em prol do coletivo e olhou por nós junto ao governo.

O substitutivo do PLS nº 249, que tramitava no Senado Federal, foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, no dia 09 de Dezembro, e agora depende somente da assinatura do Presidente da República para entrar em vigor.

É uma grande conquista da FNN e da categoria, que recebe o devido reconhecimento por seu trabalho essencial na promoção da saúde.

Jornada de trabalho de 30 horas semanais, insalubridade e regulamentação de quantidade de nutricionistas necessários para atendimento em diversos segmentos são algumas das conquistas desta Lei, que com a melhoria das condições de trabalho beneficiará toda categoria e o atendimento à população brasileira.

Agradecemos a todos que de uma forma ou outra auxiliaram nesta conquista.

Clique aqui para ver o PLS 249

Clique aqui para assinar o manifesto solicitando ao Presidente que assine o Projeto de Lei.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More