Boa tarde pessoal, espero que estejam bem. Vejam que "belo" sanduíche íche íche, hehehe
Tô brincando, mas é sério. Com a correria dos dias de hoje, todo mundo sempre com pressa, com pouco tempo para fazer as atividades diárias e nessa, fica a alimentação, também, prejudicada por este estilo de vida. Muito pouca gente separa um tempo do seu dia para a alimentação procurando cada vez mais os serviços de fast food. É comida rápida, saborosa e a custo baixo, que agrada o paladar de muitas pessoas. Olhando assim parece perfeito, não é? Mas a realidade é outra, o consumo deste tipo de alimento pode acarretar vários problemas à saúde.
É muito importante analisar as propriedades nutricionais destes alimentos, se realmente eles são compostos de nutrientes saudáveis e necessários para o bom funcionamento do seu corpo.
E foi isto que a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor fez e publicou em sua revista PROTESTE em setembro de 2009. Ela avaliou os principais combos de fast-food do mercado brasileiro. Estes combos eram formados por: sanduíche (carne ou frango), porção de batatas fritas e um copo de refrigerante.
O resultado foi incrível. Foi encontrado excesso de gordura saturada, gordura trans, sal (sódio) e açúcar, cerca de 93% da necessidade de açúcar de um adulto.
Os combos testados foram das redes: Bob's, Burguer King, Girafas, Habib's e o famoso McDonnald's.
A PROTESTE deixa claro que não recomenda o consumo de nenhum dos combos testados por crianças, nem por adultos. Os combos são desbalanceados nutricionalmente, quase não apresentam nutrientes, possuem excesso de açúcar, gorduras (saturada e trans), sódio e proteínas.
mas vamos analisar um pouco mais os fast-foods:
- Seus ingredientes e acompanhamentos são super calóricos, ricos em gordura saturada e colesterol, que se consumidas em excesso podem elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, predispondo você a ter doenças do coração, entre outras.
- Praticamente não há fibras, podendo afetar o bom funcionamento intestinal, levando à prisão de ventre. Além disso, quando se consome poucas fibras pode haver o a aumento de bactérias patogências e redução de bactérias benéficas ao corpo.
- Há uma enorme quantidade de sódio nesses alimentos. O excesso de sódio pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar os rins.
- Por mais que elas digam que não, HÁ SIM GORDURA TRANS, que em grandes quantidades diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta o colesterol ruim (LDL), podendo provocar o entupimento de artérias, causar infarto e outros problemas de saúde.
- E o pior. O excesso de calorias dos alimentos de fast food contribui para a obesidade. Em certos sanduíches é possível ter cerca de 800 kcal! Somando batata-frita e refrigerante, o total de calorias muitas vezes é a quantidade calculada para ser ingerida num dia todo e está presente em apenas uma refeição.
Mas será que precisamos fugir desses alimentos como o Diabo foge da Cruz? Será que é necessário ficar neurótico a ponto de imaginar que se der uma mordida numa Bibsfiha o colesterol já vai pular para 300mg/dL?? Calma gente. Não precisa tanto temor. De vez em quando não tem problema comer um sanduíche ou uma batatinha. Desde que em quantidades e freqüência moderadas, não se torne um hábito, não substitua alimentos básicos e não vire o principal componente da dieta.
Vamos dar preferência para comer este tipo de comida no almoço. Pois seu alto valor calórico precisa ser utilizado ao longo do dia. Se deixar-mos para comer fast-food à noite, o período do dia que ainda nos resta para gasstar esta energia e muito curto, e isso leva uma parte desta energia, não utilizada, a se converter e ser estocada no nosso corpo.
Assim, faça-mos escolhas corretas. Não abusem dos fast-foods, procurem sempre se alimentar de alimentos saudáveis, que são capazes realmente de nos favorecer e jamais deixem de lado o exercício físico. Pois somente assim, dando atenção aos dois extremos da corda (alimentação e exercício), conseguimos resultados reais e duradouros.
Até a próxima...