Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Altas doses de vitamina D aumentam os níveis naturais de testosterona

Hoje li este texto e achei interessante:

Existe uma forma incrivelmente simples de os homens aumentarem os seus níveis de testosterona. Tudo o que precisa de fazer é tomar um suplemento rico em Vitamina D. Pelo menos isso é o que se pode deduzir a partir de um estudo epidemiológico realizado na Universidade de Graz na Áustria, que será publicado em breve no jornal “Clinical Endocrinology”. 


A partir daí, procurei saber do tal estudo e encontrei o seguinte:

A Vitamina D é de fato uma hormônio – hormônio esse que regula cerca de 30% dos nossos genes. Nesse conjunto de genes existem alguns que são responsáveis pela produção de testosterona nas células Leydig. Por isso a Vitamina D é uma vitamina importante, especialmente quando nos damos conta que a grande maioria da população mundial, tem níveis demasiado baixos de vitamina D no sangue. 

Isso é porque a nossa alimentação contém muito pouca quantidade vitamina D, e por isso temos que recorrer sobretudo à vitamina D que o nosso organismo produz. Quando expostas à luz solar, as nossas células da pele convertem o colesterol em Vitamina D. Mas a maioria de nós recebe pouca exposição solar e por isso não produzimos Vitamina D em quantidade suficiente. 

Isso significa que a maioria dos homens da nossa sociedade moderna produz muito pouca testosterona? 

Essa é a questão a que os Austríacos tentaram responder. Então eles examinaram o sangue de 2300 homens cuja idade rondava os 60 anos. Só 10% deles tinham vitamina D suficiente no sangue. E de fato quanto maior a concentração de vitamina D no sangue, maiores eram os níveis de testosterona e a concentração de testosterona em forma livre. 

                                             

A concentração de Vitamina D no sangue varia de acordo com as estações do ano. A concentração de vitamina D é mais alta após o Verão. E de acordo com alguns estudos, é também nessa altura que os níveis de testosterona nos homens se encontram nos níveis mais altos. Os Austríacos puderam confirmar esta relação. Os níveis de Testosterona e Vitamina D aumentam e diminuem no organismo de forma simultânea.

                                     

Portanto, se um individuo se assegurar de que tem vitamina D suficiente no sangue, então também ira produzir mais testosterona.  

Mas apesar da maioria dos multi-vitamínicos conterem vitamina D, a maioria das pessoas que consomem esse tipo de suplementos apenas têm níveis de vitamina D um pouco mais altos do que as que não tomam. Os Austríacos também observaram isto no estudo que realizaram. 
“Setenta e oito paciente, (2,4 por cento) Afirmaram usar um suplemento de vitaminas de forma habitual, que usualmente contêm vitamina D3. E porque os níveis de 25 (OH)D estavam apenas um pouco ligeiramente mais altos nos consumidores de multi-vitaminicos com vitamina D (cerca de 22,1 microg/l), comparado com os restantes pacientes (cerca de 17,2 microg/l), decidimos incluir esses pacientes na presente análise” 

Se olhar para a tabela acima, poderá ver que o efeito do multi-vitamínico nos níveis de Vitamina D do sangue, é pequeno para aumentar os níveis de testosterona. Sendo necessárias doses maiores de Vitamina D, entre 400 a 1000 unidades por comprimido. No entanto, esta determinação deve ser considerada por um profissional capacitado, nutricionista ou médico.

Fonte: 
Clin Endocrinol (Oxf). 2009 Dec 29.

Legal o estudo, no entanto, ainda necessita mais detalhes para se tornar um consenso e a prescrição de vitamina D com o objetivo de aumentar a testosterona se torne uma realidade.

Vale lembrar que o excesso de vitamina D pode causar intoxicação, acarretando um aumento da concentração de cálcio no sangue. Os sintomas iniciais da intoxicação pela vitamina D são a inapetência, a náusea e o vômito, os quais são acompanhados pela sede excessiva, aumento da micção, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial. O cálcio pode depositar-se por todo o corpo, sobretudo nos rins, onde ele pode causar uma lesão permanente. A função renal torna-se deficiente, acarretando a passagem de proteínas para a urina. Também ocorre um aumento da concentração de uréia (um produto da degradação metabólica) no sangue.

Até mais...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More