Muita gente costuma ter uma imagem negativa do abacate. Dizem que ele é muito gorduroso, que engorda e até que é capaz de elevar as taxas de colesterol.
Poisé! Coitado do abacate. Nunca uma fruta foi tão mal tratada quanto ele. A legítima vítima de difamação. Hehehe.
Segundo a Wikipédia, o abacate é o fruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada - incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira- e muito popular no Brasil.
Apesar de muito comum, muitas pessoas acabam evitando o abacate por considerarem ser uma fruta gordurosa ou são avessos ao seu sabor. Poucos conhecem as informações nutricionais do abacate e não o consomem frequentemente.
Abacates são ricos em várias vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais, gorduras saudáveis e proteínas. O abacate é excelente para pessoas fracas e desnutridas porque facilita o processo de digestão, elimina dores e acaba com a prisão de ventre. Apesar de rico em gordura vegetal, ele não ataca o fígado, eliminando a sensação de peso no estômago.
O abacate é conhecido como a fruta manteiga. A carne amanteigada desta fruta tem um sabor de noz. Embora, algumas pessoas detestem o sabor, outras a evitam devido ao alto teor de gordura. Entretanto, os abacates são marcados como uma das frutas mais nutritivas do mundo e o uso regular dessa fruta, em quantidades moderadas, é recomendado.
Um copo pequeno (cerca de 100 gramas) de abacate cortado corresponde a cerca de 96 calorias, 75,6 calorias a partir do qual é derivado do seu teor de gordura somente. 100 gramas de abacate contém cerca de 1,2 gramas de proteína, 10,2 gramas de carboidratos, sendo de 6,3 gramas de fibra dietética e 3,9 gramas de açúcar, 8,4 gramas de gorduras. A tabela ao lado irá fornecer-lhe os detalhes sobre o valor nutricional do abacate (por 100 gramas).
Consumido de várias formas, ao natural, em forma de creme, ou mesmo batido ao leite para se tornar uma deliciosa vitamina, ele sempre foi bem aceito por nós brasileiros. Em outras partes do mundo, no entanto, ele é muito usado em saladas, pratos quentes e como acompanhamento de carnes.
Ao contrário da maioria das frutas, os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos. A fruta pode ficar por meses nas árvores sem que se estraguem, mas, uma vez colhido, ela emadurece me poucos dias.
Embora, a maioria das calorias do abacate provenham de seu elevado teor de gordura, a boa notícia é que quase 54% dessa gordura é monoinsaturada, que é considerada relativamente saudável. Assim, ele pode ser usado como uma alternativa aos alimentos ricos em gorduras saturadas. Se você estiver consciente quanto às calorias, você poderá usar o abacate como um substituto para alguns itens gordurosos, como, frituras e refogados. Sendo assim, também, poderá incluir a fruta na sua dieta, mas em pequenas quantidades. Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios para a saúde que abacate oferece.
Benefícios à saúde
Como mencionado acima, o abacate é uma das frutas mais nutritivas e, portanto, oferece vários benefícios à saúde. Eles são ricos em gorduras monoinsaturadas que podem diminuir os níveis de colesterol. E uma fruta também que previne doenças cardíacas, derrame, etc. É rica em potássio, sendo boa para a regulação da pressão arterial e diminuir o risco de problemas circulatórios, tais como, hipertensão, acidente vascular cerebral , etc. Diz-se também que abacates contêm o ácido oléico que podem prevenir alguns tipos de câncer.
Em 2007, um estudo foi feito por cientistas americanos da Ohio State University, e publicado na revista científica Seminars in Cancer Biolog, encontrou indícios que substâncias extraídas do abacate podem prevenir o câncer de boca. Segundo os cientistas, o abacate posssui substâncias fitoquímicas que aumentam a quantidade de oxigênio reativo, levando as células doentes à morte e mantendo as outras saudáveis. Já um estudo brasileiro descobriu que um abacate por dia tem um papel importante para reduzir o colesterol. Outra fato do abacate é que as gorduras monoinsaturadas podem ajudar o organismo a melhorar a absorção de carotenoides.
Agora, que você já tem uma ideia básica sobre as informações nutricionais do abacate, poderá incluir a fruta na sua dieta e colher os benefícios oferecidos por ela.
Para terminar, li esta receita interessante no site "Falando de Receitas".
Sopa Mexicana de Abacate (Light):
Ingredientes
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de azeite
1 e 1/2 (chá) de abacate picado
1 batata grande picada
2 tabletes de caldo de legumes light
1 litro de água fervente
Acompanhamento:
4 colheres (sopa) de milho verde
2 tomates médios picados sem pele e sem sementes
2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
Modo de Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite e junte o abacate, a batata, os tabletes e a água fervente. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo baixo, em panela tampada, até que a batata fique macia. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte à panela para esquentar. Coloque em um prato. Misture os ingredientes do acompanhamento e salpique por cima na hora de servir.
Rendimento: 4 porções | Calorias: 195 a porção
Até mais e bom apetite.
Referências:
LEDESMA, L. R. et al. - Monounsaturated fatty acid (avocado) rich diet for mild hypercholesterolemia. Arch Med Res. ed. 27 vol. 4 pag. 519-23. 1996.PIETERSE, Z. et al. - Substitution of high monounsaturated fatty acid avocado for mixed dietary fats during an energy-restricted diet: Effects on weight loss, serum lipids, fibrinogen, and vascular function. Intr. J. Appl. Basic Nutr.Sci. vol. 21(1). pag. 67-75. 2005.PREVIATO, E. V. - Receita de sopa mexicana de abacate (light). - in. Falando de Receitas, Internet, disponível em: http://www.falandodereceitas.com.br/blog/?p=7022#, 2010.Imagens: http://ironchefproducts.com/blog/wp-content/uploads/2009/04/avocado.jpg - por Iron Chef http://yogaheals.files.wordpress.com/2009/10/avocado-x.jpg - Yoga Heals http://deliciosoanonovo.files.wordpress.com/2009/12/abacate.jpg?w=250&h=300 - Melissa