Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Benefícios das Gomas de Colágeno



Há pouco tempo atrás li uma reportagem na revista BOA FORMA sobre “Gomas de Colágeno”. A reportagem vinha com o título: “Balas que emagrecem”. Apesar de parecerem balas, as gomas não podem ser consideradas como jujubas ou balinhas de goma. Elas são feitas de gelatina farmacêutica e tem como principal ingrediente o colágeno hidrolisado.

Segundo a Wikipédia, o colágeno ou colagénio é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. É a proteína estrutural mais importante, cerca de 30% de toda proteína do corpo é colágeno. Uma de suas principais funções é formar fibras que dão sustentação à pele (para quem se exercita contribui também na formação dos músculos).

Segundo estudos recentes, por volta dos 30 anos, o corpo começa a perder, em média, 1% dessa proteína por ano. Resultando na redução da elasticidade e hidratação da pele, além de rugas, celulite e flacidez. Unhas e cabelos também ficam quebradiços e sem brilho.

Os prejuízos desta queda de colágeno não são percebidos de imediato e tendões, ossos ou cartilagens vão ficando fragilizados com o tempo. Todas estas estruturas de sustentação que dependem do colágeno.

O colágeno por si só é de difícil absorção no trato gastrintestinal, resistindo algumas vezes até ao ataque químico. Logo, justifica-se sua hidrolisação, pois, na forma hidrolisada,  é facilmente absorvido e supre o corpo com nutrientes importantes. Ao chegar ao intestino, o colágeno hidrolisado libera aminoácidos que favorecem o próprio organismo a produzir mais colágeno. Assim, quando consumido de forma regular, resulta em redução do inchaço e da flacidez, com melhora significativa da aparência da pele. Além disso, a substância auxilia na redução do apetite, pois, quando chega ao estômago, o colágeno absorve água e ocupa espaço, reduzindo o apetite.

Voltando às gomas, elas são encontradas em forma de balas gelatinosas. Estão disponíveis em vários sabores, e podem conter, em sua formulação vários ativos fitoterápicos capazes de produzir diversos benefícios à saúde, como o emagrecimento e a manutenção da juventude da pele.
Seu uso vem crescendo nos ultimos tempos e elas tem se mostrado uma ótima ferramenta nos tratamentos de reeducação alimentar, pois várias são as formas as quais se pode utiliza-las.

"Mas eu tomo gelatina todo dia depois do almoço, não é a mesma coisa?"
Não, não é. A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não pode ser coparada ao colágeno hidrolisado. A gelatina é extraída do colágeno, normalmente dos ossos bovinos. O colágeno hidrolisado é composto por cerca de 84 a 90% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e 8 a 15% de água.

Lembrem-se. só um profissional (nutricionista, endocrinologista, ortomolecular ou homeopata) pode definir quais ativos irão constar em suas gomas. Os fitoterápicos usados são conhecidos e não oferecem efeitos colaterais. Eles têm o poder de diminuir ainda mais o desejo de comidas açucaradas, queimar gordura ou reduzir a absorção do carboidrato presente no pãozinho do café da manhã. Tudo irá depender de seus objetivos.

Até mais...

Referências:

1. WIKIPÉDIA. Colágeno. 2010. Disponível em:

2. SALGADO, M. J. Colágeno: uma proteína importante para a saúde e beleza. 2005. Disponível em:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More