Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hugh Jackman 6000 calorias

Hoje resolvi retomar minhas atividades no blog. Li uma notícia em um site sobre o Hugh Jackman. Pra quem não conhece, é o ator que encarna o "Wolverine" na franquia de mutantes do cinema. As informações diziam que para novamente interpretar seu personagem mais famoso, Hugh está malhando muito e foi recomendado que ele ingerisse um total de 6000 calorias por dia. Segundo o próprio, pretende ter um corpo parecido com o de Mike Tyson ou "The Rock".
Este valor calórico alto, é bem próximo ao que necessitam atletas que competem provas de ultraendurance como o Iron Man. Muitas vezes até passam de 6000.
Atingir esta necessidade não é tarefa fácil. O volume de alimentos em dietas acima de 2500 kcal é bem grande, e pessoas que não estão habituadas podem sofrer um pouco de dificuldade para ingerir tanta comida. Uma alternativa é fazer uso de hipercalóricos. Os mais simples conseguem fornecer por volta de 500 kcal por dose.
Não-atletas devem tomar extremo cuidado com altas ingestões calóricas. Caso não possuam um nível de atividade também alto, é certo que o prêmio será o ganho de gordura corporal. Assim, antes de sair por aí pensando em seguir a dieta do "super-heroi", considere este fato e procure profissionais sérios que possam lhe orientar.
Veja a reportagem do R7.com

Dicas para controlar o colesterol ruim

O colesterol é uma substância encontrada em seu corpo que é extremamente essencial. Você pode sofrer de vários problemas de saúde caso o colesterol no sangue esteja alto. Alterações nos níveis de colesterol são conhecidas por afetar o funcionamento normal do coração. O colesterol alto pode causar ataque cardíaco grave e pode ser fatal. Para ter um nível de colesterol controlado no corpo, é muito importante ter uma dieta adequada.
Em primeiro lugar, é extremamente importante o café da manhã todas as manhãs. Saltar o café da manhã pode alterar o colesterol ainda mais.
Depois do café da manhã, o almoço deve ser mínimo e leve. Refeições pesadas frequentemente aumentam o nível de colesterol. Vegetais verdes, arroz e outros alimentos nutritivos devem ser consumidos. É muito importante ressaltar que é recomendado consumir pequenas porções de alimento durante todo o dia e não consumir somente duas ou três principais em grande volume. Uma salada e legumes ou um sanduíche light é um lanche adequado, que pode ser consumido entre as refeições. A vitamina C e vitamina A são dois nutrientes essenciais que devem estar presentes diariamente. A vitamina C é encontrada principalmente em frutas cítricas e as cenouras contêm altos níveis de vitamina A. O alho também é conhecido por ser um remédio natural para controle do colesterol. Aumentar a quantidade de alho em todos os seus alimentos, pelo menos em 10 %, é uma boa.

Como é óbvio, os alimentos que contêm quantidades elevadas de gordura e óleo devem ser rigorosamente evitados. Carnes gordas e outros alimentos ricos em gorduras diversos deve ser evitada a todo custo. Uma das maneiras de controlar o colesterol com a dieta é reduzir o consumo de gorduras e especialmente gorduras saturadas e gorduras trans. As gorduras saturadas não devem ser mais de 7% da nossa ingestão calórica total por dia. É aconselhável ter o azeite como parte de uma dieta para controlar o colesterol, porque ele é conhecido por conter uma mistura muito eficiente de vários antioxidantes, que é extremamente útil na redução dos níveis de colesterol ruim. Deve-se também aumentar o consumo de fibras solúveis em sua dieta diária. Estas fibras interceptam o colesterol no trato digestivo antes que ele tenha a chance de alcançar a corrente sanguínea do indivíduo.
Fumo e álcool são os principais inimigos do colesterol. Se você tem esses hábitos, eles devem ser imediatamente interrompidos. Stress também prejudica os níveis de colesterol.
Outra coisa muito importante é o aumento dos níveis de atividade física. Ele irá resultar em perda de peso e gordura em excesso que por sua vez será benéfico na redução dos níveis de colesterol ruim. Controlar o colesterol com dieta e exercícios é possível se houver um acordo tanto com a dieta quanto com o exercício e segui-los corretamente.
 Manter o colesterol controlado através da dieta vai ajudar você a viver uma vida longa e livre de problemas.

Imagens:
4.bp
Portal Femenino.info

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Má alimentação na infância reduz QI, diz estudo.

Crianças alimentadas com chips, pizza e outros “alimentos lixo” são susceptíveis a ter um QI menor na idade adulta, de acordo com um estudo britânico.
Aquelas crianças que comem uma dieta rica em gorduras, açúcares e alimentos processados na infância parecem desenvolver um QI mais baixo quando adultos, enquanto que aquelas que comem uma dieta rica em vitaminas e nutrientes crescem e tem uma inteligência superior.

As descobertas foram feitas por pesquisadores que analisaram os dados de 14.000 crianças nascidas em 1991 e 1992 que participaram do Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), um acompanhamento de longo prazo de saúde e bem estar.

Os pais das crianças foram convidados a preencher um questionário que, entre outras coisas, detalhou o tipo de alimentos e bebidas consumidos por seus filhos.

Três padrões alimentares foram identificados: «processados» formado por aqueles cujos hábitos eram ricos em gorduras, açúcar e alimentos processados; «tradicionais», com alimentação rica em carnes, legumes e verduras, e os «conscientes», onde a alimentação era rica em frutas, salada e legumes, arroz e macarrão. Escores foram calculados para cada padrão e para cada criança.

Depois que os pesquisadores ajustaram os resultados à vários fatores, incluindo duração do aleitamento materno e da quantidade de peixes oleosos suas mães consumiram durante a gravidez, eles descobriram que uma dieta baseada em alimentos altamente processados, em crianças com menos de  três anos estava relacionado com um QI mais baixo na idade de 8,5 anos,  independentemente se a dieta fosse melhorada após essa idade. A cada aumento de 1 ponto no padrão alimentar houve associação com uma queda de 1.67 pontos no QI. Por outro lado, uma dieta saudável foi associada com um QI mais elevado na idade de 8,5 anos, a cada aumento de 1 ponto no padrão alimentar estava ligada ao aumento de 1.2 de QI.(1)

20% das crianças que comiam alimentos mais processados, apresentaram uma média de QI de 101 pontos, contra 106 para os 20% que comiam alimentos saudáveis.

Os autores dizem que estes resultados, embora modestos, estão concisos com pesquisas anteriores, mostrando uma associação entre a dieta da primeira infância e, posteriormente, o comportamento e desempenho escolar das crianças.

Os autores observam que o cérebro cresce em sua taxa mais rápida durante os três primeiros anos de vida. Outra pesquisa concluiu que o crescimento da cabeça neste momento está ligada à capacidade intelectual.
Perguntados sobre a influência de “junk foods”, os pesquisadores sugerem que, uma dieta rica em processados pode faltar vitaminas e elementos vitais para o desenvolvimento cerebral na infância. É possível que a boa nutrição durante este período promova o crescimento ótimo do cérebro. No entanto, dizem que mais pesquisa são necessárias para compreender a extensão dos efeitos da dieta sobre a inteligência.

Referências:
(1) Northstone, K., Joinson, C., Emmett, P., Ness, A., Paus, T. (por Journal of Epidemiology and Community Health). Are dietary patterns in childhood associated with IQ at 8 years of age? A population-based cohort study.  07 de fevereiro de 2011 http://jech.bmj.com/content/early/2011/01/21/jech.2010.111955?q=w_jech_ahead_tab

 Imagem: http://conselhonacional.org.br/

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sinto sono depois do almoço. Porque?

Você sente sono após o almoço? É só comer algo mais “forte” e já começa a sentir suas pálpebras mais pesadas? Você sabe porque isto acontece?

Uma das hipóteses é que quando comemos precisamos realizar a digestão dos alimentos e absorver seus nutrientes. A digestão é feita pela ação do suco gástrico, o qual é formado por água e gás carbônico formando o ácido carbônico. Este ácido reage com outro ácido, o ácido clorídrico, formando então o suco gástrico. Todo este processo aumenta a concentração de bicarbonato no sangue, causando sonolência.
Outra coisa é a concentração de oxigênio. O cérebro precisa de muito oxigênio para funcionar. E, após a refeição, corpo envia mais O2 para o sistema digestório, por consequência, diminui a oferta para o cérebro, o que força a diminução da sua atividade.

Mas algo determinante para o sono após o almoço é a composição da dieta. Ela interfere diretamente no metabolismo energético. O corpo utiliza de vias de oxidação diferentes dependendo da proporção de macronutrientes da dieta.  Assim, uma dieta hiperprotéica é mais termogênica que as dietas hiperglicídicas e hiperlipídicas,  Em ordem, a porporção de proteínas, carboidratos e lipídios. PTN> CHO> LIP. (1)
O poder de saciedade dos macronutrientes também intefere, em escala, a proteína é o mais sacietógeno ao contrário dos lipidios, que são os menos sacietógenos.

Mas e aí? Devemos aproveitar este sono e dar uma cochilada? A resposta é sim. O sono facilita o armazenamento da memória a curto prazo e permite espaço para novas informações. Estudos da Universidade de Berkeley, na Califórnia, mostram que uma soneca de 15 a 30 minutos pode aumentar o aprendizado e a memorização, além de ajudar na recuperação física e mental do corpo.
Este horário é chamado de “Siesta”, é comum em países europeus como a Espanha e já começa a ser praticado aqui no Brasil. O cochilo, no entanto, não deve ultrapassar 30 minutos para não prejudicar sono noturno, nem seu tabalho.

Alguns benefícios atribuídos à Siesta:

  • Aguça seu pensamento, ajudando a tomar decisões;
  • Regenera células da pele, dando aparência mais jovem;
  • Aumenta sua energia sexual;
  • Ajuda você a perder peso, alterando o metabolismo que afeta o apetite;
  • Melhora o humor;
  • Reduz o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, pressão arterial alta e outros problemas cardiovasculares;
  • Acelera sua capacidade de realizar tarefas motoras, como digitar e operar máquinas;
  • Melhora a forma como seu corpo processa carboidratos, o que reduz o risco de diabetes;
  • Aumenta a capacidade de aprender algo novo e, melhor ainda, lembrar-se disso;
  • Elimina a necessidade de drogas como a cafeína e o álcool, manipulando o seu humor e os níveis de energia;
  • Alivia enxaquecas;
  • Melhora o sono noturno.


Boa tarde!

Referências:
(1) Hermsdorff, et al. (por Sociedad Latinoamericana de Nutrición). O perfil de macronutrientes influencia a termogênese induzida pela dieta e a ingestão calórica.  02 de abril de 2007 http://www.alanrevista.org/ediciones/2007-1/perfil_macronutrientes.asp

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Necessidades nutricionais do atleta

A importância da nutrição adequada é um fato conhecido pela maioria dos atletas e seus treinadores. Para aqueles que estão envolvidos em competições, o objetivo é um só: melhorar cada vez mais suas marcas. Para aqueles que praticam esportes como passatempo ou um meio de melhorar a sua saúde, o objetivo da alimentação adequada são as necessidades nutricionais, evitando tanto as deficiências quanto os excessos. Portanto, é essencial que aqueles,  praticantes de atividade esportiva estejam alimentados adequadamente.

ENERGIA
As necessidades nutricionais dependem da idade, estilo de vida, saúde, e especialmente o tipo de atividade física. A dieta deve ser equilibrada para conseguir o melhor desempenho atlético. O consumo de energia deve atender a despesa de energia e permitir que o atleta a mantenha seu peso corporal ideal.

PROTEÍNAS
Recomenda-se que as proteínas que representem cerca de 10-15% da energia. É facilmente compreensível que o atleta ansioso por melhorar o seu desenvolvimento muscular estejam inclinados a exagerar na ingestão de proteínas. Mas as necessidades não devem ultrapassar 2g de proteína por quilo de peso corporal por dia.
Estas necessidades estarão cobertas tranquilamente pela ingestão razoável de carnes, ovos, peixes e produtos lácteos. Um excesso de proteínas na dieta pode provocar um acúmulo de substâncias tóxicas e outros efeitos nocivos sobre a aptidão do atleta.

GORDURAS
A ingestão ideal de gordura para atletas deve ser de 30-35% das calorias totais. Tanto um excesso e um déficit de ingestão de gordura pode ocasionar efeitos adversos ao corpo. Se o teor de lipídios da dieta é baixo, há risco de deficiências de vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais. Se, no entanto, a dieta contiver quantidades excessivas de gordura haverá redução do desempenho físico, e também pode favorecer o surgimento de uma série de transtornos futuros como obesidade, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.

CARBOIDRATOS
As recomendações de carboidrato para atletas são de 50-60% do total de calorias, menos de 10%, correspondendo a carboidratos simples (açúcar, doces) e o percentual restante de carboidratos complexos (cereais e derivados, legumes, batatas).
Em geral, os atletas devem consumir uma dieta relativamente rica em carboidratos para maximizar a disponibilidade de glicogênio muscular durante períodos de treinamento intenso e em decorrência das necessidades extras em esportes de endurance.
                                   
Intensidade do exercício
Uso de gordura
Uso de glicose / glicogênio
   0% V02 máx. 
99%
1%
   <30% do V02 máx. 
99%
1%
   30-40% V02 máx. 
99%
1%
   50-60% V02 máx. 
60%
40%
   85-95% V02 máx. 
30%
70%
   > 100% V02 máx. 
1%
99%
Papel da glicose e gordura em função da intensidade do exercício. 


ÁGUA
Em condições normais, precisamos de cerca de três litros de água para manter o equilíbrio hídrico. O esforço físico aumenta as necessidades de água e pode-se perder até mais de dois litros por hora de atividade. É aconselhável hidratar sempre antes, durante e após o exercício, especialmente em esportes de longa duração.

MINERAIS
As mulheres atletas, que geralmente ocorre ausência de menstruação, aumentam-se as necessidades de cálcio e deve-se aumentar a ingestão de zinco para compensar seus baixos níveis de estrogênio e menor absorção intestinal de cálcio. É recomendada uma dieta rica em produtos lácteos (leite, queijo, iogurte).
Foi observado que a necessidade de ferro em pessoas que praticam esportes são geralmente maiores que os de uma pessoa sedentária. Isso ocorre porque as perdas são maiores, devido atletas possuírem maiores níveis de hemoglobina no sangue. Além disso, as mulheres devem cobrir as perdas que ocorrem através da menstruação. No caso dos atletas deve-se aumentar o consumo regular de alimentos ricos em ferro (carnes, ovos, legumes).

VITAMINAS
Com relação às vitaminas, têm-se observado que a capacidade física cai quando há uma deficiência delas. A partir dai há uma crença generalizada de que suplementos vitamínicos podem aumentar o desempenho no esporte. Mas todos os estudos, até o momento, têm chegado à conclusão oposta: a adição de vitaminas não melhora o desempenho físico.

DISTRIBUIÇÃO DOS ALIMENTOS
A distribuição do total de energia durante o dia é extremamente importante para a utilização adequada de todos os nutrientes ingeridos. Um maior número de refeições melhorar o desempenho, evitando assim a fadiga picos de hipoglicemia. Uma boa distribuição de energia são seis refeições diárias.
  • Café da manhã: 15-20%
  • Colação: 5-10%
  • Almoço: 25-35%
  • Lanche: 5-10%
  • Jantar: 25-35%
  • Ceia: 5-10%

O estado nutricional ótimo não é atingido pela alimentação pré-competição, mesmo porque nestes dias os padrões de alimentação seguidos são muito diferentes. Uma boa nutrição é o resultado de hábitos alimentares adequados e por um longo tempo, todo dia.  Não uma questão de algumas refeições. Fique atento.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

10 passos simples para obter um corpo de dar inveja


Este final de semana estive em um local muito interessante. Fui com a Bartucada tocar na cidade de Atibaia em São Paulo. O local onde realizamos o show era um hotel fantástico que nos recepcionou muito bem. O Bourbon Spa & Resort.
Lá, tive contato com muita gente diferente e toda esta diversidade me deixou pensando em como é simples ter um corpo legal e, com pequenas mudanças no estilo de vida, pode-se conquistar qualquer coisa. O problema é que, na maioria das vezes, as pessoas não estão interessadas em mudar de vida. Gostariam de manter os hábitos que lhes prejudicam e ter corpos de "miss universo". 
Na vida tudo tem seu preço, para não brigar com a balança o custo não é tão alto. Acho q a maior dificuldade é a “Força de Vontade”.
Vou resumir em 10 passos pra vocês perceberem que o preço que se paga é uma mixaria e compensa muito pra sua vida inteira. Apenas sua força de vontade pode fazer a diferença.

1º passo: Faça de 5 a 6 refeições por dia
Coma um menor volume de comida mais vezes ao dia. Para se ter uma base sólida, procure comer menos e obterá resultados reais. Se você quiser se sentir melhor, e ter uma boa saúde, é muito importante fornecer energia ao seu corpo gradualmente ao longo do dia. Não deixe espaços muito longos entre uma refeição e outra - não mais que três horas. Esta é uma dica valiosa e capaz de aumentar seu metabolismo .
Planeje pelo menos três refeições principais, café da manhã, almoço e jantar e 2-3 refeições ligeiras ou aperitivos. Desta forma, você terá mais energia e não irá sentir a sensação de fome.
As pessoas ativas (quem pratica atividade física) que comem com mais frequência (a cada 2-3 horas) acelera o metabolismo, mantendo os níveis de energia estáveis durante todo o dia.
Ao reduzir o número de refeições seu metabolismo desacelera e você queimar menos calorias .

2º passo: Combine carboidratos e proteínas em cada refeição
Nosso corpo funciona melhor com o equilíbrio de proteínas e carboidratos. As proteínas são essenciais para a formação de músculos, para manter um forte sistema imunológico e estabilizar os níveis de insulina, proporcionando uma energia constante durante todo o dia. Além disso, as proteínas, dão mais saciedade e o apetite diminui. Para evitar uma dieta muito rica em carboidratos, faça o equilíbrio entre proteínas e carboidratos.

3º passo: Fique atento ao tamanho das porções
A ideia inicial da porção era a quantidade do alimento que preenchesse o espaço de sua mão. No entanto, com os estudos da área da nutrição viu-se que esta prática não estava dando mais certo. Os alimentos ficaram muito mais calóricos que antes e por isso os tamanhos mudaram. Assim, leia sempre os rótulos dos alimentos para conhecer o tamanho de suas porções. A ideia da palma da mão ainda vale pra muitos alimentos, mas não deixe de verificar os rótulos.
Para a refeição principal, escolha sempre uma fonte de proteína, carboidratos e vegetais. Coma pelo menos 2 porções de legumes por dia.

4º passo: Planeje suas refeições com antecedência
Ter tudo sob controle é um passo crucial para alcançar um objetivo. Escolha as coisas que você gosta, prepare uma lista de compras com tudo o que você precisa, e organize os alimentos em uma ordem específica. Isso significa que você já sabe o que comer em um determinado dia.
Antes de iniciar seu programa de exercícios, experimentar receitas diferentes e combinações diferentes, é melhor escolher o mais adequado. Escolha o que você gosta e o que você pode tolerar mais. Desta maneira, você está pronto para começar com o pé direito. Então, se você puder, preparar as refeições com antecedência, ou já planejar o menu do dia, talvez da semana, a fim de reduzir as tentações e seguir mais facilmente o seu programa.

5º passo: melhore suas escolhas erradas
Estas são algumas dicas úteis e prontos para utilização:
Em vez do habitual lanche com chocolate coma uma barra de cereais ou proteínas;
Use leite desnatado ou semi desnatado, não integral;
Tome iogurtes desnatados em vez de integrais;
Cozinhe a carne na grelha, em vez de frigideira com óleo.

6º passo: Beba pelo menos 10 copos de água por dia
Quando você seguir um programa de exercícios, será muito importante parar para beber água. Mas não somente o exercício exigirá esta prática. Tome, pelo menos um copo a cada refeição e 5-4 outros durante o resto do dia. Se você bebe "lights", chá ou café, terá um efeito diurético, então, deve compensar a perda e beber pelo menos mais um copo de água. Beba muita água.

7º passo: Não comer imediatamente antes ou após o treinamento
Se você pode treinar de manhã, quando você acorda, deverá tomar seu café da manhã mais cedo. Quando a pessoa se alimenta, todo o sistema se direciona para a digestão, de modo que, se você inicia seu treinamento neste período, acaba provocando uma interrupção do processo, podendo haver algum desconforto. O Ideal é que se coma pelo menos 1 hora antes de começar a treinar. Outra prática que pode causar desconforto gástrico é comer, grandes refeições, logo após o exercício. A refeição após o exercício, é importante demais para o desenvolvimento, mas deve ser leve. De preferência líquida. Outro horário crítico é antes de dormir. Saber o que comer antes de dormir fará uma enorme diferença em seus resultados.

8º passo: Use suplementos de alta qualidade
Gostaria de lembrar, antes de tudo, que, se sua dieta é ótima, você não precisará de nenhum suplemento. No entanto, os suplementos podem ajudar, se sua dieta não é totalmente apropriada para seu estilo de vida.
Os suplementos podem ajudar a cobrir as deficiências nutricionais e aumentar o desempenho. Ao comprar suplementos, converse com um nutricionista para lhe indicar as melhores opções. Escolher empresas que investem em pesquisas para melhorar a eficácia dos seus produtos., fazem uso de matérias-primas de qualidade, possuem laudos de garantia microbiológica e concentração de produto fazem muita diferença.

9º passo: Estabeleça metas pra você
Estabeleça uma meta e a escreva.  Assim você pode vê-la a qualquer hora do dia. Antes do programa faça algumas fotos, pese, meça a circunferência da cintura e defina uma data para iniciar a dieta. Depois que chegar a forma desejada tire mais fotos e compare.
Saiba o que você realmente deseja obter. Para ter seu abdômen tanquinho, bumbum durinho, braços, tórax, etc ... Você também precisa ser objetivo. Não espere perder 10 kg em 5 dias ou 10 cm de abdômen depois de uma semana. Os resultados duradouros começam com pequenas reduções. Quando se perde muito de uma vez só, recupera-se muito de uma vez só.

10º passo: Se cair em tentação, levante-se.
Se ocasionalmente acontecer a situação em que você comer uma refeição ou lanche que não são recomendados pra você, não se desespere. Quando isso acontecer, não deixe para lá e desista de tudo. Apreciar a "distração" e, da próxima vez, contenha-se. Continue de onde parou. Retorne normalmente ao programa e continue em frente.

Recompensa!
De vez em quando, dê a você a oportunidade de comer a sua comida favorita: pipoca do cinema, pizza, sorvete, etc ... Uma distração é sempre boa.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Substância no tomate pode reduzir o risco de osteoporose


Sabe aquela máxima, "coma uma maçã ao dia"? Ela pode estar com os dias contados. Uma nova pesquisa sugere que uma dose de suco de tomate por dia pode ser bem mais benéfica.

Pesquisadores da Universidade de Toronto, especialistas em recursos nutricionais na osteoporose, dizem que uma quantia média de 30 mg de licopeno, equivalente ao encontrado em 2 copos de suco de tomate, aumentam significativamente o poder re proteção contra os efeitos da osteoporose.

A osteoporose afeta 1 a cada 4 mulheres com idade superior a 50 anos, o que gera um alto investimento ao sistema nacional de saúde para tratamento deste mal.

No estudo, mulheres pós-menopausa, com idades entre 50 e 60 anos consumiram um suplemento de 15 mg de licopeno, 1 copo de suco de tomate natural, contendo 15 mg de licopeno, 1copo de suco de tomate japonês com 35 mg de licopeno e um placebo. Após 30 dias, os pesquisadores mediram a remodelção óssea das pacientes e perceberam que quando há ausência do licopeno na dieta, ocorre uma maior reabsorção da massa óssea, ou seja, houve uma maior propensão ao risco de osteoporose.
Aquelas pacientes que fizeram uso de suplemento de licopeno ou tomaram o suco da fruta, tiveram resultados opostos. Houve um maior potencial antioxidante, redução do estresse oxidativo e da reabsorção óssea.

Eles perceberam ainda que não houve diferença entre os que beberam suco ou suplementos e conseguiram determinar um limíte máximo de licopeno que possui ação clínica. Entre 30 e 70 mg/dia.(1)

Vamos aguardar novas pesquisas deste campo, pois muita coisa boa parece estar por vir.

Até mais...

Referências: 

(1) Beun, Julie (por notícias Postmedia). Tomate por dia mantém os ossos frágeis de distância. Post Mídia 09 de novembro de 2010 http://www.calgaryherald.com/health/Tomato+keeps+brittle+bones/3798257/story.html

Top alimentos saudáveis para Energia Instantânea

Chá verde: as folhas de chá fornecer energia instantânea, pois têm um impacto sobre o nosso corpo rejuvenescem e renovam a nossa mente e corpo.

Café: O café contém cafeína, que quando tomada em uma quantidade controlada é boa para manter um certo nível de pressão arterial por isso é bom para as pessoas que têm o problema constante de pressão arterial baixa. Mas assim como os chás, a quantidade de cafeína ingerida não deve ser superior a 2 chávenas por dia. Tente evitar o açúcar com o uso de açúcar o café deixa de ser um café saudável.

Limonada: O limão é uma fonte vital de vitamina C que faz bem para o corpo devido sua ação antioxidante. Pode ser tomada tanto com alimentos doces quanto salgados. Ela ajuda a atingir uma pressão arterial estavel e recuperar a perda de água do corpo perdida pelo suor. Evite muito açúcar na limonada.

Bananas: Parece que foram feitas para ser uma fonte imediata de energia, porque elas são boas fontes de carboidratos que quebram facilmente no corpo para nos fornecer energia.

Glicose: A glicose misturada na água pode ser uma fonte excelente de energia. Na maior parte é usada para fins medicinais por médicos devido à sua facilidade em se dispersar através do sangue para fornecer o corpo com a energia instantânea. Pode-se utilizar dextrose ou maltodextrina para este fim.

Agora que você sabe mais sobre energia rápida e alimentos fonte, procure conhecer melhor os alimentos que você consomem. Começar a procurar ainda hoje.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More