Você sente sono após o almoço? É só comer algo mais “forte” e já começa a sentir suas pálpebras mais pesadas? Você sabe porque isto acontece?
Uma das hipóteses é que quando comemos precisamos realizar a digestão dos alimentos e absorver seus nutrientes. A digestão é feita pela ação do suco gástrico, o qual é formado por água e gás carbônico formando o ácido carbônico. Este ácido reage com outro ácido, o ácido clorídrico, formando então o suco gástrico. Todo este processo aumenta a concentração de bicarbonato no sangue, causando sonolência.
Outra coisa é a concentração de oxigênio. O cérebro precisa de muito oxigênio para funcionar. E, após a refeição, corpo envia mais O2 para o sistema digestório, por consequência, diminui a oferta para o cérebro, o que força a diminução da sua atividade.
Mas algo determinante para o sono após o almoço é a composição da dieta. Ela interfere diretamente no metabolismo energético. O corpo utiliza de vias de oxidação diferentes dependendo da proporção de macronutrientes da dieta. Assim, uma dieta hiperprotéica é mais termogênica que as dietas hiperglicídicas e hiperlipídicas, Em ordem, a porporção de proteínas, carboidratos e lipídios. PTN> CHO> LIP. (1)
O poder de saciedade dos macronutrientes também intefere, em escala, a proteína é o mais sacietógeno ao contrário dos lipidios, que são os menos sacietógenos.
Mas e aí? Devemos aproveitar este sono e dar uma cochilada? A resposta é sim. O sono facilita o armazenamento da memória a curto prazo e permite espaço para novas informações. Estudos da Universidade de Berkeley, na Califórnia, mostram que uma soneca de 15 a 30 minutos pode aumentar o aprendizado e a memorização, além de ajudar na recuperação física e mental do corpo.
Este horário é chamado de “Siesta”, é comum em países europeus como a Espanha e já começa a ser praticado aqui no Brasil. O cochilo, no entanto, não deve ultrapassar 30 minutos para não prejudicar sono noturno, nem seu tabalho.
Alguns benefícios atribuídos à Siesta:
- Aguça seu pensamento, ajudando a tomar decisões;
- Regenera células da pele, dando aparência mais jovem;
- Aumenta sua energia sexual;
- Ajuda você a perder peso, alterando o metabolismo que afeta o apetite;
- Melhora o humor;
- Reduz o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, pressão arterial alta e outros problemas cardiovasculares;
- Acelera sua capacidade de realizar tarefas motoras, como digitar e operar máquinas;
- Melhora a forma como seu corpo processa carboidratos, o que reduz o risco de diabetes;
- Aumenta a capacidade de aprender algo novo e, melhor ainda, lembrar-se disso;
- Elimina a necessidade de drogas como a cafeína e o álcool, manipulando o seu humor e os níveis de energia;
- Alivia enxaquecas;
- Melhora o sono noturno.
Boa tarde!
Referências:
(1) Hermsdorff, et al. (por Sociedad Latinoamericana de Nutrición). O perfil de macronutrientes influencia a termogênese induzida pela dieta e a ingestão calórica. 02 de abril de 2007 http://www.alanrevista.org/ediciones/2007-1/perfil_macronutrientes.asp