Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Substância no tomate pode reduzir o risco de osteoporose


Sabe aquela máxima, "coma uma maçã ao dia"? Ela pode estar com os dias contados. Uma nova pesquisa sugere que uma dose de suco de tomate por dia pode ser bem mais benéfica.

Pesquisadores da Universidade de Toronto, especialistas em recursos nutricionais na osteoporose, dizem que uma quantia média de 30 mg de licopeno, equivalente ao encontrado em 2 copos de suco de tomate, aumentam significativamente o poder re proteção contra os efeitos da osteoporose.

A osteoporose afeta 1 a cada 4 mulheres com idade superior a 50 anos, o que gera um alto investimento ao sistema nacional de saúde para tratamento deste mal.

No estudo, mulheres pós-menopausa, com idades entre 50 e 60 anos consumiram um suplemento de 15 mg de licopeno, 1 copo de suco de tomate natural, contendo 15 mg de licopeno, 1copo de suco de tomate japonês com 35 mg de licopeno e um placebo. Após 30 dias, os pesquisadores mediram a remodelção óssea das pacientes e perceberam que quando há ausência do licopeno na dieta, ocorre uma maior reabsorção da massa óssea, ou seja, houve uma maior propensão ao risco de osteoporose.
Aquelas pacientes que fizeram uso de suplemento de licopeno ou tomaram o suco da fruta, tiveram resultados opostos. Houve um maior potencial antioxidante, redução do estresse oxidativo e da reabsorção óssea.

Eles perceberam ainda que não houve diferença entre os que beberam suco ou suplementos e conseguiram determinar um limíte máximo de licopeno que possui ação clínica. Entre 30 e 70 mg/dia.(1)

Vamos aguardar novas pesquisas deste campo, pois muita coisa boa parece estar por vir.

Até mais...

Referências: 

(1) Beun, Julie (por notícias Postmedia). Tomate por dia mantém os ossos frágeis de distância. Post Mídia 09 de novembro de 2010 http://www.calgaryherald.com/health/Tomato+keeps+brittle+bones/3798257/story.html

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More