Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Exercício Físico: Energia e Vitalidade

esporte_saude_fit.jpg
Exercícios físicos alteram a saúde, a forma e o humor. Seja qual for sua idade, seua saúde ou seu preparo, há sempre um tipo de exercício que combina com você.


Praticar exercícios físicos há muito deixou de ser uma opção. Hoje em dia, quem não possui o hábito de se exercitar está comprometendo sua saúde. 
O que antes era visto apenas como um hobby ou mesmo distração, hoje é encarado com seriedade e, tal qual escovar os dentes ou tomar banho, praticar exercícios é fundamental.
Os exercícios nos trazem muitos benefícios. Eles queimam calorias, fortalecem ossos e músculos, melhoram o desempenho cardiorespiratório, tonificam a pele, melhoram o sono e reduzem o estresse. Além de tudo isto, o exercício diário atua no seu cérebro liberando uma substância chamada "Endorfina", que, naturalmente, atua como tranquilizante aliviando dores e criando a sensação de bem-estar emocional.

Algúem já viu atleta triste? Só quando perde não é mesmo? E ainda assim é só no momento. Passando um tempinho já está tudo bem novamente. 
As endorfinas promovem euforia, explicando, em partes, por que os exercícios tem um impacto positivo sobre o estado de espírito.




É interessante como que gastando energia podemos aumentar nossa energia. Se começarmos a treinar, necessáriamente gastamos mais energia, mas este gasto é compensado com a melhora geral do sistema corporal, por fim, acabamos ficando mais fortes e com muito mais energia. 
Mas é necessário que comecemos. No início, para que está sedentário, é normal sentir um pouco de dor e cansaço, mas gradualmente esta sensação passa e, seguindo uma rotina diária de atividades, percebe-se sensivelmente as energias aumentarem.

Uma coisa muito importante é combinar uma alimentação saudável, pobre em gorduras, com um bom programa de atividades físicas. É a única maneira de evitar que se converta em gordura o excesso de energia dos alimentos. 
Faça o exercício que lhe agrada mais. Caminhadas, corridas, bicicleta, dança, aeróbica, natação, musculação, lutas ou qualquer outra. Só não vale praticar atividades físicas e controlar o peso só pra poder comer o que quiser. 
Outro dia, uma paciente me disse que gostaria de reduzir de peso dois quilos à menos que a meta dela, para ter um "Bônus" e poder comer o que quiser. Assim não funciona e não tem sentido algum.

É necessário que haja prazer em se alimentar, mas também é importante ter responsabilidade e foco. Emagrecer pra comer mais não é ter foco ou responsabilidade. 
A alimentação é importante para a saúde e seguir pelo caminho do equilíbrio é a única opção que vale à pena.
Quando se faz exercícios, é fundamental se alimentar antes e após. 
Antes das atividades é importante uma quantidade razoável de carboidratos complexos (pães integrais, arroz, batata, macarrão, maltodextrina, dextrose, etc) e um pouco de proteínas (queijo branco, ricota, cottage, presunto light, whey protein, BCAA's, levedo de cerveja, etc). Não exagere na quantidade de proteínas e evite gorduras antes do treino.
Após o treino há a necessidade de recurar as reservas de glicogênio e as microlesões musculares promovidas pelo exercício. Daí, novamente é importante comer carboidratos complexos e proteínas. Caso a alimentação não esteja balanceada e em quantidade suficiente, os objetivos podem estar comprometidos.
Pra finalizar, outra coisa fundamental, neste caso antes, durante e após o treino é se hidratar. 
Mantenha sempre sua garrafinha à mão e vá tomando pequenos goles. E lembrem-se:
  • Nunca vá para a academia ou fazer suas atividades ao ar livre em jejum ou mau alimentado.
  • Mantenha seu corpo sempre hidratado. Pelo menos 2 litros de água por dia. Lembrem-se a sede é tardia à desidratação.
  • Mantenha uma regularidade de horários para realizar as refeições e evite pular refeições.
Até o próximo post....

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More