Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aeróbio... antes ou depois da musculação?

Quantas vezes você já ficou na dúvida quanto o melhor momento para realizar o treino aeróbio (esteira, bicicleta, eliptico, etc)? Antes da musculação, ou não? Antigamente eu também tive esta dúvida e muitos de meus pacientes me perguntam o que eles devem fazer. Não existe um consenso entre os instrutores e educadores físicos, mas olhando pela nutrição, acredito que o correto é deixar para correr depois da musculação.
Vamos pensar um pouco como nutricionista: Qual é a fonte principal de energia do seu corpo?
A nossa fonte principal de energia é a glicose. Durante o exercício cardiovascular, estamos realizando uma atividade aeróbia onde, para realizá-la, o nosso corpo não queima apenas gordura, mas também a glicose, que é armazenada nos músculos como glicogênio. Durante o exercício nós aumentamos a necessidade de energia rápida. A gordura é utilizada de forma lenta e progressiva. Logo a glicose também tem participação no gasto energético do exercício aeróbio.
Na musculação, nós utilizamos o glicogênio como combustível de forma anaeróbia. Assim, se nós gastarmos toda a reserva de glicogênio durante o exercício aeróbio, vamos prejudicar o desempenho durante o exercício de musculação. Os carboidratos podem se tornar disponíveis bem rápido à partir do glicogênio, gorduras ou proteínas. Então, qual a fonte mais fácil e disponível  de proteínas do corpo humano? Resposta: músculos. Podemos começar a perder massa muscular.
Nosso corpo pode começar a utilizar as proteínas musculares como fonte de energia (como último recurso), quebrando estas proteínas em aminoácidos que seram trasnformados em glicose (esse processo se chama gliconeogênese). Como a musculação é anaeróbia (sem uso de oxigênio), ela não pode usar a gordura como fonte de energia. Como resultado, ocorre a perda de proteína muscular e redução da taxa de metabolismo. Por fim, perda de massa magra e redução do metabolismo interfere diretamente na queima de gordura, já que, com uma necessidade energética menor, é mais difícil para o corpo se desfazer desuas reservas. Assim, se queremos queimar mais calorias e gorduras, então devemos preservar nossa massa muscular.
Como disse não há consenso, mas nutricionalmente faz muito mais sentido realizar as atividades aeróbias após o treinamento anaeróbio.
Não confundam u exercício cardiovascular de aquecimento antes do treino com atividade aeróbia. Em uma intensidade moderada entre 5-10 minutos, não há prejuízo para o sistema enegético. O período de aquecimento é tão curto e de intensidade tranquila que, não irá esgotar suas reservas de glicogênio.

Até mais....

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More