O uso de suplementos alimentares cresce a cada dia e cada vez mais as pessoas se sentem atraidas pelas promessas de corpo perfeito e resultados rápidos.
Este crescimento exagerado acabou por tornar o mercado de suplementos alimentares uma verdadeira mina de ouro.
Antigamente, não existiam por aqui tantas empresas de suplementos como temos hoje. Acho que não chegava a dez. O consumo de suplementos era restrito quase à atletas, e pouco se via em academias ou uso por esportistas. Hoje, em qualquer esquina da cidade se encontra uma portinha aberta vendendo os mais variados suplementos.
Quem não quer uma "fórmula mágica"? Um produto que traga o máximo de resultados com o mínimo de esforço? Pois saibam que a máxima "No pain, no gain" nunca esteve tão in voga. Não há resultado que permaneça sem que se conquiste-o com muita disciplina. Qualquer tipo de fórmula, promessa ou mágica não passa de enganação.
No Brasil, a legislação que rege estes produtos ainda é muito falha e permite que muita coisa seja vendida sem que realmente se tenha certeza de seus benefícios.
Nem fora do país é muito diferente. Ontem mesmo li uma notícia no "NewsDaily" que dizia, segundo o ultimo relatório do FDA, que dos 54.000 suplementos dietéticos comercializados atualmente nos EUA, apenas cerca de um terço tem algum nível de segurança e eficácia, que seja apoiado por evidências científicas. Ou seja, 36000 produtos, em média, não servem ao que se comprometem. Se, os produtos vendidos oficialmente não apresentam tanta segurança, imagina os que são vítimas de falsificação?
Quem nunca comprou um suplemento que não funcionou pra nada? Custou um absurdo e não fez nem cócegas. Será que este não era um produto falsificado? Os produtos mais vendidos, principalmente os importados e de marcas mais conhecidas, são também os mais falsificados. E muitas vezes, pode se levar gato por lebre.
Particularmente não sou contra o uso de suplementos, mas procuro sempre ter o máximo de cuidados em como utilizá-los. Nem todos precisam utilizar e nem todos os suplementos são indicados pra todo mundo.
Primeiramente, evite comprar "potões". Se você não é atleta profissional ou fisiculturista, suas dosagens não são as mesmas que estão no rótulo (na verdade nem mesmo as dos profissionais são as mesmas), logo um pote grande pode até perder a validade já que não vai usar tanto.
Esportistas em geral, precisam antes, realizar uma boa avaliação nutricional e conhecer suas necessidades, daí, uma boa opção é comprar a dose do suplemento manipulada em sachês. A maioria das farmácias de manipulação possuem os principais suplementos para manipular (whey, maltodextrina, creatina, etc).
Outra coisa importante é não acreditar piamente nas indicações de seus colegas da academia. Nem sempre o que serve pra João funcionará para Francisco. Cada organismo possui individualidades que devem ser respeitadas, assim, novamente, procure um profissional.
Mas se ainda assim, você confia naquele seu companheiro de malhação e o suplemento que você deseja tomar não existe em forma manipulada, é ainda mais importante a consulta com um profissional, pois só ele saberá lhe indicar a dose correta daquele produto que você pode utilizar sem nenhum risco.
No fim, a verdade é que na maior parte dos casos se resolve com "Arroz com Feijão". Se você tem uma alimentação equilibrada, faz seus exercícios com disciplina e seriedade, naturalmente os resultados irão aparecer e os suplementos passarão a ser apenas complementos desta boa alimentação.
Até a próxima...
Referências:
FOX, M. - U.S. dietary supplements often contaminated: report. - in NewsDaily.com - internet. Disponível em: http://www.newsdaily.com/stories/tre6721f5-us-usa-supplements/