Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A surpresa “Leucina”

A musculatura está em constante manutenção no nosso corpo. Enquanto jovens, esta manutenção ocorre com grande força e, à medida que o tempo passa e vamos ficando mais velhos, este processo de manutenção já não é mais tão eficiente.
Após os 40 anos, nós humanos, começamos a reduzir progressivamente nossa massa muscular. Ficando evidente então que é muito importante acumularmos uma boa quantidade de massa magra enquanto este processo ainda não foi prejudicado, à fim de chegarmos nesta idade e termos o menor prejuízo possível.
Para isto, exercícios físicos diários são fundamentais para se ganhar massa magra. Uma boa opção é a musculação. De todos é o mais eficiente neste fim.
Normalmente, antes e após as atividades intensas, recomenda-se o uso de: carboidratos para a manutenção das reservas de energia e proteínas no pós atividade para aumentar a síntese protéica.
O uso de carboidratos aumenta a energia antes da atividade física e pode até aumentar os estoques de energia de reserva, conhecida como “glicogênio”. Após o exercício, deve-se usar carboidratos para repor as perdas promovidas por ele e facilitar a recuperação muscular através da indução da síntese protéica.
A leucina é um aminoácido que nosso corpo não produz, por isto chamado essencial, e é muito presente no processo de síntese protéica.
A atividade física intensa altera o metabolismo de proteínas na musculatura aumentando a metabolização da leucina, havendo grande redução de sua concentração sanguinea.
Em um estudo de 2006, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores compararam o uso de carboidratos sozinhos e de uma mistura de carboidrato, proteína e leucina na indução da síntese protéica de homens jovens e idosos. Após realizar os testes, eles chegaram à conclusão que a leucina tem um papel muito importante na síntese de proteínas, pois a síntese foi cerca de 47% maior quando se usava a mistura, tanto nos jovens quanto nos idosos.  Isso é uma porcentagem muito grande. Usando a leucina, o carboidrato e a proteína em doses corretas, pode-se atingir resultados muito interessantes e em menor tempo. E ainda, não somente nos jovens, mas também nos idosos. O que é muito importante.
Esta afirmação mostra que escolher bem os componentes da sua dieta pode ser o grande diferencial que separa você de seu objetivo.

Faça uma alimentação bem balanceada e sempre busque a ajuda de um profissional.

Referências:
KOOPMAN, R. et al. Co-ingestion of protein and leucine stimulates muscle protein
synthesis rates to the same extent in young and elderly lean men. - Am J Clin Nutr 2006;84:623–32. 2006.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More