Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

domingo, 8 de agosto de 2010

Grandes mitos sobre alimentação: Os carboidratos são ruins para você

Vamos falar sério, essa falácia começou à alguns anos quando surgiu a dieta Atkins, uma das formas de emagrecimento mais utilizadas pelas pessoas hoje em dia, a maioria sem orientação correta. Constantemente, ouço as pessoas dizer que tentam evitar carboidratos. No entanto, para emagrecer não é necessário, e nem saudável fazê-lo sem orientação, cortar os carboidratos. Se houver um balanço correto, de acordo com o objetivo de cada paciente, entre os macronutrientes, o emagrecimento acontece de forma natural.

Antes de tudo , deixe-me começar dizendo: Você precisa de carboidratos. Os carboidratos são a sua principal fonte de energia. Sem carboidratos , seu corpo vai começar a fazer algumas coisas malucas para que você mantenha as atividades do seu corpo, passando a utilizar formas alternativas de energia.

Carboidratos estão nas frutas, vegetais , grãos e nozes.
Você pensa que as frutas e legumes são ruins para você? Também grãos integrais como aveia , nozes e amêndoas? Estes são os alimentos que têm muita fibra, vitaminas, minerais, fitonutrientes e antioxidantes. Eles são bons para você! Você deve comer frutas pelo menos 2 vezes e legumes 3 vezes por dia por dia, (quanto mais variadas, melhor ). Você deve comer ainda cereais integrais , pelo menos, três vezes por dia.

Evite carboidratos processados .
O problema com os hidratos de carbono é o que fazemos com eles. Eles são despojados de suas fibras e de seus nutrientes, e no lugar adicionam corantes, açúcar, por vezes, gordura, sódio, e todos os tipos de coisas loucas e depois são colocados em uma caixa , uma garrafa , embalagem de plástico, etc. Em outras palavras, transformam um alimento útil em um lixo gastronômico. Como resultado, o índice glicêmico deste tipo de carboidratos é altíssimo.

Qual é o índice glicêmico ?
O índice glicêmico é basicamente um sistema de valor com base em uma escala de 0-100. Carboidratos com alto IG liberam glicose com muito mais facilidade do que aqueles que são de baixo índice glicêmico . Assim , comer carboidratos de alto IG (perto de 100) como um saco de biscoitos recheados (ou outro lixo alimentar) podem elevar o açúcar no sangue mais rápido, que por sua vez faz com que haja um aumento repentino de insulina que tentará eliminar este açucar do sangue muito rápido, podendo causar um efeito conhecido como hipoglicemia de rebote. Como resultado, você começa a se sentir tonto, levando você a comer outro lanche para se sentir normal.

Carboidratos energia para seu cérebro e seus músculos. Você precisa de carboidratos para alimentar o cérebro. É a única fonte de combustível que o cérebro usa . A única exceção é um produto derivado da gordura chamado de corpos cetônicos por um processo chamado cetose (esta é a premissa por trás da dieta Atkins). Seu corpo só usa os corpos cetônicos , como último recurso e é ineficiente. É algo como tentar o uso de álcool combustível para seu carro movido a gasolina. Funciona, mas à duras penas para o motor.

Carboidratos protegem as proteínas. Sem a ingestão de carboidratos , seu corpo começará a quebrar as proteínas musculares tornando seu corpo fraco. Por quê? Você precisa de glicose para o combustível dos músculos e outros tecidos. Com exceção do cérebro , músculos são o tecido metabolicamente mais ativa no corpo. Quando você perde músculo, você diminui o seu metabolismo. Em outras palavras, você dificulta cada vez mais a queima de gordura quando perde músculo.

O efeito térmico dos alimentos . Você normalmente utiliza uma certa quantidade de calorias apenas para fazer a digestão. Os alimentos que requerem mais energia implicam um maior gasto calórico. AS proteínas e os ácidos graxos são os que mais gastam energia na digestão. Já os carboidratos que são ricos em fibras são os que têm o maior efeito térmico. Normalmente, estes são também os carboidratos de baixo IG. Tais como frutas, legumes , grãos e nozes.

Então, é isto . Carboidratos são bons para você . Um dos erros do mito do "low carb", e que existe em quase todos os seus programas é o fato deles não incluirem  o exercício como uma parte da equação para se perder peso. Em vez de começar este tipo de dieta, com imediatismos e mínimo de exforço, seja ativo e mude seu estilo de vida. Correções urgentes nunca funcionam a longo prazo e, geralmente, fazem a sua situação pior.

Até mais...

Imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbnBy7oPPKVeTHqIwjG_H9-DfUv-slMjiPdLjINODc1HMnqhvXmcL6A0CoPTuPp9kBWPqpObXusfqeTnMM4qwE2maBi9XmLSqeq6TNB25Ymcg84jZJyuERBmxbNQdwpEThglXwGJCGA3EV/s400/diabetes-and-carbohydrates-1.jpg
http://www.nutriatividade.com.br/wp-content/uploads/2009/10/carboidrato.jpg

http://i272.photobucket.com/albums/jj164/0041/cereais1.jpg

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More