Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Suplementos de Proteína Importados: Tome cuidado!

Tomar suplementos de proteínas sem orientação não vale o risco. Muitas pessoas caem na conversa de salão de academia sobre as bebidas ou shakes de proteína: "Use esta shake de proteína para ficar mais forte e queimar gordura mais rapidamente". Parece ótimo, não é? E se um pouco de tudo isto é bom para você, então muito deve ser bem melhor! Certo? Ou errado?

De bodybuilders profissionais e adolescentes, com o objetivo de aumentar ganhar uma vaga  no time de futebol até mulheres que tentam perder peso e mães ocupadas tentando salvar alguns minutos do dia, acreditam que estes suplementos protéicos são 100% seguros.

Segundo a edição de julho 2010 da revista Consumer Reports, metais pesados tóxicos foram encontrados em níveis alarmantes em muitas das marcas de suplementos protéicos vendidos nos EUA. Estes metais pesados tóxicos incluem o mercúrio, chumbo, cádmio, e até arsênico. Veja na tabela abaixo os produtos testados pela Consumer Reports e os níveis de metais pesados encontrados nas mesmas.

Ingestão excessiva de chumbo (também conhecido como envenenamento por chumbo) tem muitos efeitos colaterais graves, incluindo danos ao coração, ossos, intestino, rins e outros, incluindo os órgãos reprodutivos. Envenenamento por mercúrio causa danos ao cérebro, rins e pulmões. O Cádmio "não tem propósito construtivo no corpo humano", e segundo a Wikipédia, é extremamente tóxico mesmo em quantidades muito pequenas. O envenenamento por arsênico tem uma história longa como um dos mais conhecidos venenos.

Em qualquer caso, os riscos impostos por estas toxinas inesperadas fazem o uso inapropriado de suplementos de proteína não compensar o risco. O fato é que a maioria das pessoas ingerem muito mais proteína do que precisam.

Além disso, os riscos associados a estes metais pesados são particularmente graves quando em organismos em fase de desenvolvimento (como as crianças em crescimento, bebês e fetos). A ingestão de metais pesados tóxicos pelas mães grávidas serão repassados para os bebês.

Se fora do Brasil está dessa forma, imagina aqui onde a legislação não é tão estruturada?

Para perder peso e ganhar saúde, o caminho não deve incluir suplementos de proteína a menos que especificamente orientado por seu médico ou profissional de saúde. Não brinque com a vida.

Referências:
 http://www.consumerreports.org/cro/magazine-archive/2010/july/food/protein-drinks/whats-in-your-protein-drink/index.htm

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More